Notícias de Maricá

Maricá: Casa de Cultura com obras atrasadas há 3 meses

Iniciadas em junho de 2014 e com previsão para terminar no mês maio de 2015, as obras de restauração da Casa de Cultura de Maricá, localizada na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade, estão paradas.

O prédio, que já recebeu a Câmara de Vereadores e a cadeia pública, está recebendo uma restauração completa, com uma obra no valor de R$ 569.804,23 (Quinhentos e sessenta e nove mil, oitocentos e quatro reais e vinte e três centavos). O objetivo da obra é retomar todas as características do projeto original, assinado pelo engenheiro teuto-brasileiro Júlio Frederico Koëler, iniciado no ano de 1836 e finalizado em 1841.
A obra está sob a responsabilidade do restaurador Alexandre Shiachticas e do arquiteto da Secretaria Municipal de Obras José Antônio Frasson Fulgêncio. As intervenções englobam a troca do piso de ardósia por lajotões coloniais de barro antigos; limpeza das peças de granito das cantareiras no batente das portas; retirada do forro do teto do térreo – deixando o vigamento de madeira exposto – e colocação de barrotes de madeira; colocação de telhas originais moldadas da mesma forma que eram feitas pelos escravos, na coxa; padronização do piso de tábua no segundo andar; pintura interna e externa de todo o prédio, dentre outras. Garantindo a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, será instalado um elevador no térreo, os sanitários e rampas de acesso serão feitas.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, a obra está parada por a Caixa Econômica Federal, responsável pelo repasse das verbas, solicitou uma readequação do orçamento, em função de problemas estruturais do imóvel, que só foram detectados após o início dos trabalhos.
“A Caixa Econômica Federal, a quem cabe o repasse, solicitou a readequação do orçamento em função de problemas de estrutura física do imóvel que só foram detectados após o início dos trabalhos, o que está sendo feito. A restauração de um imóvel com mais de 200 anos é extremamente complexa e está sendo acompanhada e certificada pelo Inepac”. Disse a prefeitura em nota.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo