Notícias de Maricá

Maricá: Circuito Ecológico na trilha Boaventura no Espraiado domingo

Para quem gosta de aventura e contato com a natureza, uma boa opção deste domingo (27/09) é o Circuito Ecológico de Maricá. Nesta semana, a Secretaria Municipal Adjunta de Turismo levará os participantes para um passeio gratuito na trilha Boaventura, no Espraiado. Com seis horas de duração e trechos de subidas íngremes, o percurso é considerado pesado e não recomendado para quem tem problemas cardíacos.

As inscrições são feitas somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (25), das 8h às 17h. Os interessados preenchem uma ficha com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física. A trilha inclui a subida da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Espraiado, através da antiga propriedade do Padre Boaventura, contornando as ruínas do local, passando por cachoeiras e nascentes até o cume da Serra da Chuva. “Na volta confraternizaremos com um almoço na Padaria do Melo, que gira em torno de R$ 15 e é opcional”, disse a coordenadora do projeto e guia turística, Márcia Freitas, que acompanhará o grupo.

O ponto de encontro será no Sítio do Riacho, no Espraiado, às 7h. Para quem for de transporte público, sairá um ônibus às 6h20 da Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro, em direção ao bairro rural. A secretaria orienta os participantes a usarem roupas confortáveis, boné, trajes de banho e calçado com travas, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria promove passeios em 16 circuitos ecológicos da cidade – Serra do Caju (Centro); Caminhos de Darwin e Pedra de Itaocaia (Itaipuaçu); travessia Silvado/Espraiado; Pedra do Silvado; travessia Espraiado/Tomascar; Vale de São Francisco, Cascata da Lagoinha e Rio Caranguejo (Espraiado); Ponta do Fundão (Barra de Maricá); Praia da Sacristia (Jaconé); Farol de Ponta Negra e travessia Sacristia/Farol (Ponta Negra); Serra do Camburi e travessia Cassorotiba/Camburi (Retiro); além da Restinga e aldeia indígena Mata Verde Bonita (São José do Imbassaí).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo