Maricá: Guarda Municipal começa a reordenar o trânsito
Estacionamentos públicos começam a receber sinalização para operarem em sistema de rotatividade e ponto de ônibus amplia número de vagas
Por Tadeu Goulart
Quem pega ônibus chegando ou saindo de Maricá já pode comemorar. A guarda de trânsito da cidade colocou em prática um dos pedidos dos moradores: ampliar o estacionamento dos veículos das empresas de transporte que param em frente à Praça Orlando Barros Pimentel. O local, que antes comportava apenas dois carros grandes, hoje já suporta até quatro ônibus. Outra mudança significativa é o cumprimento de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta a rotatividade de vagas públicas. O ponto que era indicado em frente à locadora Vídeo Center mudouse para a frente do laboratório Sérgio Franco. “O que nós vimos é que anteriormente à essa mudança os ônibus que queriam parar neste ponto em horário de pico acumulavamse na rua, à espera da vaga, causando engarrafamento. Agora eles entram e cabem até quatro carros” explicou o supervisor de trânsito da Guarda Municipal, Fábio Alexandre Santos.
Placas de rotatividade
Nesta semana, a guarda de trânsito instalou 10 placas em seis diferentes pontos do Centro de Maricá. Assim, os motoristas que forem parar nestes pontos, localizados próximos à Praça Conselheiro Macedo Soares deverão ficar atentos. As placas são uma resposta à resolução 302/2008 do Contran, que pede que estacionamentos de curta duração nãopagos devem ser sinalizados com piscaalerta. O tempo máximo para permanecer nas vagas é de 30 minutos. “Nos pontos em que as placas foram colocadas já cabem 20 carros. A tendência é a cada meia hora ter um carro diferente. Onde teriam 20 carros parados o dia todo serão 200 veículos que puderam estacionar em vagas públicas”, disse Fábio.
O supervisor de trânsito informou ainda que, em breve, estacionamentos próximos à rodoviária e à Praça Orlando Barros Pimentel também serão rotativos.