Notícias de Maricá

Maricá divulga programação do Outubro Rosa

O Outubro Rosa, campanha que divulga a prevenção e tratamento precoce do câncer de mama e colo do útero para mulheres em todo o país, iniciou nesta quinta-feira (01/10) com uma programação que durará até o dia 30 deste mês. Em 2014, cerca de 700 exames preventivos (câncer de colo de útero ou papanicolau) foram realizados em Maricá e o objetivo é incentivar um número ainda maior de mulheres a participar. A campanha “Outubro Rosa – Maricá na luta contra o câncer de mama” está a cargo da Coordenação de Políticas para as Mulheres, que coordena várias outras pastas e fechou no dia 30/09 a programação do evento.

A abertura oficial será no dia 09/10, na Praça Conselheiro Macedo Soares, às 14h, com distribuição de panfletos e orientação às mulheres sobre o câncer de mama e de colo do útero. Secretarias municipais montarão tendas e usarão o vagão em frente à sede do Turismo, com atividades como aferição de pressão e medição de glicose (Saúde), orientação para documentação e cadastro para cursos do Senai (Trabalho e Emprego), CRAS e Creas (Assistência Social), entre outras. Às 18h, a Secretaria Municipal Adjunta de Turismo participará do evento com o projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, com artistas locais homenageando as mulheres. Durante a campanha, serão colocados banners e distribuídos informativos sobre a prevenção ao câncer de mama e colo do útero no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.

Entre os dias 5 e 9 de outubro, o Setor de Transferência da Assistência Social dará em sua sede, na Rua Domício da Gama, 389, palestras e vídeos educativos sobre o tema. Além disso, haverá panfletagem nos bairros: dia 13/10 (Centro, Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel); 15/10 (Ponta Negra); dia 19/10 (Itaipuaçu); 21/10 (São José do Imbassaí); dia 22/10 (Ubatiba); dia 23/10 (Inoã).

A campanha inclui ainda a doação de alimentos não perecíveis e leite em pó (em lata ou sachê), que poderão ser trocados, desde o dia 09/10, por tíquetes com direito a camisetas da campanha que poderão ser retiradas no dia 30 de outubro, data de encerramento, quando haverá uma grande caminhada em prol da saúde da mulher.

Como já é tradição, logradouros públicos como o Paço Municipal e árvores serão iluminados por todo o mês com led de cor rosa, assim como a Matriz de Nossa Senhora do Amparo. A caminhada sairá da Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel até à Praça Conselheiro Macedo Soares. Um show com as cantoras Mirene Alves, Dalva Alves, Jô Borges e Gianne Mello, completará o evento.

Confira a programação musical na abertura oficial do Outubro Rosa:

Shows gratuitos do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”

Sexta-feira (09/10) – Praça Conselheiro Macedo Soares – Centro

17h – Edy Baiano apresenta sucessos das bandas Cidade Negra, Skank, Natiruts e Gilberto Gil;

18h30 – Sidney Santos e Gianne Mello cantando Cassia Eller, Zélia Duncan, Marisa Monte, Rita Lee e Ana Carolina;

20h30 – Apresentação do Wonderful Music Group, projeto da Secretaria Adjunta do Idoso;

21h – Banda AMAKINA com clássicos do rock e participação especial de Sidney Santos;

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo