Notícias de MaricáTurismo

Maricá: Visitação à aldeia indígena é atração do Circuito Ecológico

O Circuito Ecológico, iniciativa da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, realiza mais um passeio gratuito na restinga de Maricá com visitação à aldeia indígena Tekoa Ka’aguy Hovy Porã ("Mata Verde Bonita", em tupi guarani), em São José do Imbassaí. A atividade acontece neste sábado (21/11), a partir das 8h. Os participantes farão uma caminhada leve sem subidas, com quatro horas de duração, em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e conhecerão a aldeia da tribo Tupi-Guarani M'Bya e seus costumes, e poderão degustar comidas típicas, além de comprar artesanato feito pelos índios.

As vagas são limitadas e as inscrições feitas somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até quinta-feira (19/11), das 8h às 17h – devido ao feriado de Consciência Negra não haverá expediente na sexta-feira (20). Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para cardíacos. A atividade é coordenada por Márcia Freitas, guia turística que acompanha os participantes nas trilhas.

O ponto de encontro será na praça da Avenida Prefeito Alcebíades Mendes – antiga Estrada dos Macacos, em São José do Imbassaí – às 8h. O acesso é pelo km 19 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), sentido Maricá. A orientação da secretaria é que todos usem roupas leves e de banho, calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria já promoveu mais de 100 passeios em 16 circuitos ecológicos nos quatro distritos da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo