Notícias de MaricáTrilhas de MaricáTurismo

Trilhas de Maricá – Grutas do Spar

A trilha é considerada leve ou média, dependendo do preparo físico, com duração média de 4h ida e volta. No local também pratica-se rapel.

O ‘Maricá Info’ inicia hoje a série de reportagens que irá abordas as principais trilhas de Maricá. Vamos informar as melhores formas de chegar ao local, o que há nos arredores e também o que o aventureiro pode esperar quando chegar até o local.

Nesta semana escolhemos as Grutas do Spar como o destino. Elas são formações rochosas formadas após a exploração de feldspato em uma escavação desativada no bairro Spar, que tem esse nome devido a uma homenagem ao Ministro Luis Sparano.

Parte do começo da trilha. (foto: Trilhas- e Cachoeiras RJ)
Parte do começo da trilha. (foto: Trilhas- e Cachoeiras RJ)

O acesso se dá pela rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do km 13, na pista sentido Niterói. Deve-se acessar a Estrada de Cassorotiba e seguir pela Avenida Orestes Vereza. Começo da trilha é ao lado de uma capela. Siga pela rua até chegar a um muro, onde deverá virar-se à esquerda. A trilha segue por um barranco e, em um determinado ponto, sai deste barranco e começa a ser mais ingrime, pela mata. Após alguns minutos subindo, a trilha faz uma curva acentuada em U. O caminho pela esquerda leva até um lago artificial, já à direta leva às cavernas das escavações de feldspato.

Vista do topo da trilha. Ao fundo pode-se ver a Pedra de Inoã, o morro Monte Castelo e mais ao fundo o oceano atlântico.
Vista do topo da trilha. Ao fundo pode-se ver a Pedra de Inoã, o morro Monte Castelo e mais ao fundo o oceano atlântico.

Após a entrada da caverna, com cerca de 3 metros de altura, começa uma aventura ainda maior para quem tem medo de lugares fechados e principalmente de morcegos (eles moram lá). Após o final de um corredor reto, há duas saídas, uma aberta e a outra, menor, dá acesso a uma caverna ainda maior, com acesso ao lago propício a banho.

De lá também se tem uma vista de cima do distrito de Inoã, que é o terceiro de Maricá. A exploração de feldspato na região acabou há cerca de 50 anos, quando ocorreu a desvalorização do produto e tornou a sua comercialização inviável. Desde lá as cavernas tornaram-se ponto turístico de Maricá, sendo divulgado até na página do Ministério do Turismo no facebook.

EDITADAS C MARCA DAGUA2
(foto: João Henrique / Maricá Info)
EDITADAS C MARCA DAGUA5
Grutas foram escavadas há cerca de 50 anos. (foto: João Henrique / Maricá Info)
EDITADAS C MARCA DAGUA11
Grutas foram escavadas há cerca de 50 anos. (foto: João Henrique / Maricá Info)

Confira em vídeo as Grutas do Spar:

Confira todo o percurso da trilha:

Artigos relacionados

4 Comentários

Botão Voltar ao topo