Trilhas de Maricá – Pedra do Macaco
Na segunda matéria da série ‘Trilhas de Maricá’, que irá explorar um pouco e mostrar o caminho e o que se pode esperar das principais trilhas da cidade, nós abordaremos a trilha da Pedra do Macaco.
Essa é uma das trilhas mais exploradas da cidade, com dificuldade média e subida bastante íngreme, e dependendo do preparo, pode ser concluída em 40 minutos, com pausa para descanso. São cerca de 600 metros de trilha mas um deslocamento de 220 metros da base até o cume.
A trilha pode ser acessada através da Estrada da Cachoeira pela rodovia Amaral Peixoto no sentido Niterói na altura do km 21 (Passarela). Deve-se seguir direto e acessar a rua um. No final desta rua há uma pequena entrada, por onde começa a trilha e a subida até a Pedra do Macaco.
O caminho é bastante definido e a subida íngreme percorre quase todo o percurso da trilha. Após alguns minutos de trilha, há uma bifurcação e deve-se seguir pela direita. Mais à frente há outra bifurcação e o caminho a ser seguido deve ser o da direita novamente. Já na metade da trilha o aventureiro deve virar à esquerda e logo depois irá precisar passar por um trecho de leve escalada de pedras.
Em um certo do ponto da trilha há uma opção onde deve-se ter muito cuidado. A parte envolve uma subida em uma pedra lisa onde há uma corda que pode ser de grande ajuda tanto para subir quanto para descer. Logo depois a trilha segue até chegar a uma área mais aberta, com muito mato. Siga o caminho até o final que verá as pedras que formam o topo da trilha, com cerca de 230 metros de altura.
De lá de cima pode-se ter uma vista em 360º da cidade. Na parte da frente o bairro de São José de Imbassaí, a lagoa de Maricá e o Oceano Atlântico, podendo ver as Ilhas Maricá (em breve aqui no site), ao lado direito a Pedra de Inoã, parte da Serra do Tiririca, ao lado esquerdo pode-se ver até o Centro da cidade.
Não esqueça o filtro solar e leve o seu lixo embora consigo. Preserve o meio ambiente e boa aventura.
Confira o trajeto da trilha:
Um Comentário