NiteróiNotícias de Maricá

Niterói: Mais uma morte deixa o clima tenso no Fonseca

O clima está tenso nas comunidades que ficam à margem da Alameda São Boaventura, na Zona Norte de Niterói, sobretudo na Vila Ipiranga. Durante um ação policial na noite de Natal, um morador da comunidade, identificado como Josué Gervásio da Silva, de 41 anos, morreu ao ser baleado, e desde então o nível de tensão na região só aumentou. O Batalhão de Niterói, através de seu comandante, Salema, garante que a vítima teria sido baleada por criminosos dentro da localidade, enquanto traficantes atribuem a culpa aos militares. Segundo comandante, que reforçou o patrulhamento na área, bandidos estariam maliciosamente incitando a comunidade contra a polícia.

De acordo com relato do próprio comandante, no fim da noite do dia 24 policiais receberam um informe que bandidos, aliados das facção criminosa Comando Vermelho (CV) se reuniriam na comunidade Vila Ipiranga. No “encontro”, com lideranças criminosas de várias comunidades de Niterói, ocorreria também um baile funk proibido pela polícia. “Eles queriam colocar o baile lá e a polícia não deixou”, afirmou Salema, acrescentando de guarnições foram acionadas e proibiram a instalação do som, que estaria num caminhão. “O veículo já estava sendo retirado, quando criminosos passaram a efetuar disparos contra os policiais. Os bares na região estavam lotados e houve confusão e correria”, explicou Salema.
Dentro da comunidade, não se sabe ainda ao certo em quais circunstâncias – a Divisão de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) apura o fato – o morador Josué, que segundo informes policiais estaria trabalhando vendendo cachorros-quentes e hambúrgueres, foi baleado. A vítima ainda chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), onde faleceu. 

Facção teria dominado “lado esquerdo da Alameda”. O Batalhão de Niterói vem sendo informado que novos grupos criminosos estariam invadindo e tomando os pontos de venda de drogas na Zona Norte de Niterói, promovendo uma espécie de “unificação” de parte da cidade. Esse fato justificaria os constantes confrontos entre criminosos que tanto vêm assustando os moradores da região nos últimos meses.

Com base em informações anonimas, fontes policiais adiantaram que as comunidades situadas à margem no “lado esquerdo” da Alameda São Boaventura, sentido RJ-104 já estariam dominadas por traficantes ligados à facção criminosa Comando Vermelho (CV). Entre elas estão: Vila Ipiranga, Coronel Leôncio, Santo Cristo, Morro da Palmeiras, Morro do Pimba, Teixeira de Freitas, e Complexo Caramujo.
“Os moradores não toleram isso. Tem um grupo novo, vindo de várias localidades e que estariam promovendo vários bloqueios”, afirmou Salema. No sábado passado, PMs traficantes trocaram tiros no Morro do Pimba, nas imediações da Riodades. Até um blindado foi usado pela polícia para reprimir os marginais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo