Meio AmbienteNotícias de Maricá

Jovens do Projeto Botinho participam de primeira ação do ano do “Maricá+Verde”

A primeira ação do projeto ‘Maricá+Verde visita seu bairro’ em 2016 ocorreu nesta quinta-feira (28/01) em Ponta Negra e contou com a participação de alunos do Projeto Botinho, realizado pelo Corpo de Bombeiros. Um grupo de meninos e meninas ajudou a plantar, próximo ao calçadão, cinco mudas de ‘algodão da praia’, árvore considerada uma das mais resistentes às variações de clima na orla. Na tenda do projeto montada na praça do bairro, foram doadas 85 mudas de ipê amarelo aos moradores da região.

O movimento foi grande no local e muitos dos que passaram por lá levaram para casa mais de uma muda da árvore. O aposentado Carlos Cosenza, de 67 anos, levou duas delas para sua casa no bairro. “É difícil conseguir essa espécie por aqui, geralmente compro na Serra do Lagarto. Mas gostei de conhecer o projeto, acho importante incentivar o plantio”, disse ele.

Outra que não conhecia o “Maricá+Verde” era a comerciária Noemi Rosa Ferreira, de 41 anos, moradora de Jaconé. Ela levou um muda e tem outras plantas em casa. “Gosto muito de plantar e cuido de todas elas”, garantiu. Já a funcionária pública Ana Deise Alves da Silva, de 34 anos, afirmou que é frequentadora assídua do projeto. “Já peguei outras mudas aqui, como jacarandá e ipê branco, e planto sempre numa área encharcada que facilita o crescimento”, detalhou ela, que também mora em Ponta Negra.

O plantio das mudas de algodão da praia entusiasmou os jovens do Projeto Botinho, que cavaram os buracos na terra e ajudaram a colocar as plantas no lugar. “Sempre gostei de plantar e adorei participar desse projeto”, afirmou Luana da Silva Bahiense, de 12 anos, que mora em Cordeirinho e é aluna do 6º ano da E.M. Lúcio Thomé Feteira, no mesmo bairro. Com a mesma idade, Cauã Santos Fonseca disse que também costuma cuidar de plantas na casa do avô, também em Cordeirinho. “Quando venho passar férias aqui, estou sempre plantando junto com meu avô e meu pai, acho muito legal. Essas árvores vão ficar bem aqui”, acredita o menino, que mora em Irajá, Zona Norte do Rio.

O projeto “Maricá+Verde visita seu bairro” vai estar na próxima quinta-feira (4/2) no Recanto de Itaipuaçu. Após o Carnaval, a tenda será montada também no Centro (Praça Orlando de Barros Pimentel, dia 18/2), Inoã (shopping, dia 25/2), Mumbuca (praça do CEU, dia 3/3), São José de Imbassaí (Shopping Casa, dia 10/3), Cordeirinho (Rua 89, 17/2), praça de Itapeba (24/3) e no Barroco, também em Itaipuaçu (31/3).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo