ItaipuaçuNotícias de Maricá

Itaipuaçu: Veículos transitando em praias colocam banhistas em perigo

Banhistas que frequentam as praias de Maricá, principalmente em Itaipuaçu, correm sérios risco ao estar na areia, isso porque veículos – alguns em alta velocidade – trafegam bem próximo às pessoas.

Neste domingo (28), a internauta Rosângela Gonçalves registrou uma pickup Nissan Frontier na areia da praia de Itaipuaçu na altura da rua 70, e contou em um grupo na rede social Facebook que o condutor dirigia de forma perigosa pela areia da praia. A Polícia Militar foi acionada e abordou o veículo na areia da praia através do policiamento em quadriciclo. Após a chegada da polícia, o carro foi retirado da areia da praia.

“Parabéns à polícia pelo trabalho. Tinha muitas pessoas na praia, com crianças, e o motorista estava dirigindo o carro de forma perigosa.” Comentou a internauta Gisele Klein, de 36 anos.

A circulação de veículos na areia da praia além de perigosa, já foi alvo de um Projeto de Lei de autoria do vereador Aldair de Linda após um homem embriagado atropelar uma criança na areia da praia de Itaipuaçu com um veículo do tipo aranha.
A proposta do vereador Aldair de Linda é restringir a circulação de veículos nas praias para apenas carros oficiais e de socorros (Defesa Civil e Corpo de Bombeiros). Para ele, a interpretação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB, Lei 9.503/97) é equivoca. Segundo o CTB, as praias são abertas à circulação pública como vias terrestres. Para o vereador, as praias são como praças, lugares frequentados por pedestres para lazer e práticas desportivas.

O Projeto de Lei prevê que quem desobedecer as determinações previstas constituirá infração gravíssima, sujeito o infrator a pagar uma multa no valor de R$574,61, além do recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo