Notícias de Maricá

A conta de luz dos clientes da distribuidora Ampla ficará mais cara

A conta de luz dos clientes da distribuidora Ampla, no Rio de Janeiro, terá um aumento médio de 7,38% a partir de 15 de março. A autorização para o aumento foi concedida nesta terça-feira (8) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Ampla atende cerca de 2,8 milhões de clientes residenciais, comerciais e industriais em 66 municípios do Rio de Janeiro.

Para as residências atendidas pela Ampla, a alta média aprovada foi de 7,15%. Para as indústrias, a média de aumento será maior, de 7,89%.

O aumento foi bem menor que o reajuste anual aprovado para a Ampla em 2015, de 42,19%, em média. Para as residências, o aumento médio aprovado no ano passado foi de 36,41%. Para as indústrias atendidas pela Ampla, foi maior: 56,15%, também na média.

Os altos reajustes autorizados pela Aneel no ano passado refletiram o aumento de custos no setor elétrico nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo uso maior de usinas termelétricas – que funcionam por meio da queima de combustíveis como óleo e gás e geram energia mais cara que as hidrelétricas.

As termelétricas passaram a ser usadas com mais frequência a partir do final de 2012, devido à queda acentuada no nível dos reservatórios de água das principais hidrelétricas do país, resultado da falta de chuvas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo