Maricá: Inscrições abertas para passeio ecológico na Pedra de Itaocaia
Um dos cartões postais da cidade, a Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu, é o passeio deste domingo (10/04) do Circuito Ecológico de Maricá, iniciativa da Secretaria Adjunta de Turismo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3731-5094 ou na sede da secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (08/04), das 8h às 17h, ou enquanto durarem as vagas. Com quase 400 metros de altura, os participantes terão uma vista privilegiada de 360º das praias, lagoas e serras da cidade, além de registrarem em fotografias esse visual da natureza. A trilha possui um nível de intensidade de médio a pesado com subidas, onde é preciso usar cordas, escalaminhadas (quando é necessário o auxílio das mãos) e previsão de quatro horas de duração (ida e volta).
Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física. Para quem se inscrever pelo telefone, terá que assinar o termo de responsabilidade no dia antes da atividade.
O ponto de encontro será no antigo Posto Golfinho (Estrada de Itaipuaçu, esquina com Rua Professor Cardoso de Menezes, antiga Rua 1), às 7h30. Devido ao alto grau de conservação da região, a secretaria orienta os participantes a usarem calça comprida, calçado apropriado e blusa de manga, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente. O circuito não é recomendado para cardíacos.
O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria já promoveu 150 passeios em 16 circuitos ecológicos da cidade – Serra do Caju (Centro); Caminhos de Darwin e Pedra de Itaocaia (Itaipuaçu); travessia Silvado/Espraiado; Pedra do Silvado; travessia Espraiado/Tomascar; Vale de São Francisco, Cascata da Lagoinha e Rio Caranguejo (Espraiado); Ponta do Fundão (Barra de Maricá); Praia da Sacristia (Jaconé); Farol de Ponta Negra e travessia Sacristia/Farol (Ponta Negra); travessia Cassorotiba/Camburi (Retiro); além da Restinga e aldeia indígena Mata Verde Bonita (São José do Imbassaí).