22 C
Maricá
domingo, novembro 27, 2022

Maricá registra mais de 40 casos suspeitos de Zika em 2016

O município de Maricá registrou de janeiro a abril deste ano 44 casos suspeitos de Dengue, outros 46 de Zika Virus e dois de Febre Chikungunya, totalizando 92 casos destas três doenças em 2016.
Os dados repassados pela prefeitura de Maricá informam que em todo o ano de 2015 a soma foi de 97 casos. Também informaram que não existem notificações de Guillain Barré e nenhum óbito por essas doenças foi registrado. “Por conta da dificuldade do município em obter os diagnósticos laboratoriais – o Lacen/RJ, responsável pelas análises, ainda não enviou por alegar não ter o kit dengue –, a secretaria trata as doenças conforme os sintomas apresentados para definir a suspeição clínica (dengue, chikungunya ou zika vírus).” Informou a prefeitura através de nota.

A prefeitura informou que para reduzir estes números, são realizadas vistorias domiciliares regularmente em reservatórios e orientações aos moradores para não deixar água parada em pneus e recipientes sem tampas, além de ações de conscientização em escolas do município, praças, bairros e a campanha ‘Dez minutos salvam vidas’. As denúncias de locais com focos do mosquito podem ser encaminhadas para o Disque Dengue 2637-0091.

Com relação à gripe H1N1, a secretaria de saúde reforça que nenhum caso foi registrado em Maricá. É importante destacar que a gripe não é doença de notificação obrigatória pelo Ministério da Saúde, mas a equipe de Vigilância Epidemiológica faz o monitoramento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, conforme protocolo do governo federal, para identificar o agente etiológico envolvido (vírus influenza, coronavírus, adenovírus, entre outros vírus causadores desta doença). A secretaria informou também que a vacinação contra a gripe foi antecipada no município para a próxima segunda-feira (25/04).

Acompanhe-nos no Google Notícias

Sem boatos, sem fofocas, apenas notícias relevantes para você ficar bem informado.

spot_img
spot_img
spot_img