Notícias de Maricá

Circuito Ecológico e Maricá + Verde juntos no Dia Mundial do Meio Ambiente

Texto: Rafael Zarôr

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo (05/06), a Secretaria Adjunta de Turismo de Maricá, em parceria com a pasta de Meio Ambiente, prepara uma ação especial no Espraiado. Os participantes do Circuito Ecológico irão fazer a trilha no Vale de São Francisco e plantar uma muda de pau brasil (Caesalpinia echinata), através do projeto “Maricá + Verde”, na região. Durante a caminhada, serão disponibilizadas sacolas para retirada do lixo deixado na trilha. O passeio é gratuito e considerado de nível médio de intensidade com três horas de duração e trechos de subidas íngremes – a atividade não é recomendada para cardíacos.

As inscrições são feitas pelo telefone 3731-5094 ou na sede da Secretaria Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (03/06), das 8h às 17h. Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física. O percurso é iniciado na Área de Relevante Interesse Ecológico, no Espraiado, passando por córregos e riachos, até o ponto mais alto, a 600 metros de altitude, no Mirante do Vale de São Francisco, onde os visitantes terão uma vista privilegiada das serras e de espécies da Mata Atlântica. No final do passeio, os participantes poderão aproveitar o “Espraiado de Portas Abertas”, evento de turismo rural, cultura e gastronomia.

O ponto de encontro será às 9h em frente ao Sítio do Riacho. Para quem for de transporte público, sairá um ônibus às 8h20 da Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro. A orientação da secretaria é que os participantes usem roupas leves e calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo