Notícias de Maricá

TRE-RJ proíbe divulgação de pesquisa eleitoral por irregularidades

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impugnou a pesquisa eleitoral feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), que apontou o Deputado Federal Fabiano Horta (PT) com 46% das intenções de voto, enquanto o suplente de Deputado Federal Marcelo Delaroli (DEM) aparece com 26%. O TRE de Maricá comprovou irregularidades da pesquisa.

A pesquisa contém vício formal e material, em desacordo com o que determina a Resolução 23.453/2015 do Tribunal Superior Eleitoral. Outro ponto questionado foi o fato de a pesquisa apresentar margem de erro de 9,95%, incompatível com o centro da meta do registro declarado que deveria ser de 4,1%.

A Justiça Eleitoral apontou também que o Ipespe não realizou cruzamento entre o total de entrevistas e bairros listados na metodologia, o que contraria a distribuição demográfica estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o TRE.

Instituto é investigado por fraudes

O Ipespe já foi condenado anteriormente pela Justiça Eleitoral por pesquisas com suspeita de irregularidades. O instituto, com sede no estado de Pernambuco, é investigado também pelo Ministério Público Federal por manipulação de resultados no Recife. Outra denúncia contra o Ipespe, desta vez no Rio, aconteceu na cidade de Quissamã, na região Norte do Estado, onde o Ipespe registrou o resultado da pesquisa antes mesmo de terminar de realizar as entrevistas, o que demonstra que os números seriam forjados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo