Notícias de Maricá

Maricá: Bancos entrarão em greve no dia 6

Categoria rejeitou a proposta dos bancos em assembleia realizada na noite de quinta-feira (1)

Bancários de Niterói e região aprovaram por unanimidade greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (6) nos 16 municípios que compõem a base atendida pelo Sindicato, incluindo Maricá. A categoria rejeitou a proposta dos bancos de 6,5% de reajuste mais um abono salarial de R$ 3 mil em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (1º). Os trabalhadores reivindicam a reposição da inflação (9,57%) mais 5% de ganho real, além de um valor maior na Participação de Lucros e Resultados (PLR). Na região atuam cerca de 4.300 bancários distribuídos em 253 agências.

A proposta da Fenaban foi apresentada aos bancários no último dia 29 de agosto durante a quarta rodada de negociações.

Segundo o Sindicato dos Bancários, além de não garantir aumento real, a proposta reduz os salários em 2,80%, não garante empregos, não avança na saúde, nem das demandas de segurança e de igualdade de oportunidades. A categoria reclama ainda que o lucro dos cinco maiores bancos do país no primeiro semestre de 2016 chegou a R$ 29,7 bilhões, mas houve corte de 7.897 postos de trabalho nos primeiros sete meses do ano. Entre 2012 e 2015, mais de 34 mil empregos foram reduzidos pelos banqueiros.

“Sabemos que os bancos podem oferecer muito mais. Mesmo durante a crise, os bancos não deixaram de lucrar alto. Não há por que não atender às nossas reivindicações. Como todos os anos, vamos fazer um movimento ordeiro, mas que paralisa 100% das mais de 240 agências dos 16 municípios que o Sindicato atende”, garante o presidente do Sindicato dos Bancários de Niterói e região, Luís Cláudio de Souza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo