Maricá: Inea e Meio Ambiente inspecionam drenagem em Jacaroá
Técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea) e da Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, inspecionaram nesta sexta-feira (09/09), a água que está sendo despejada de um manilhamento instalado na Rua João Moreno Vidal com Avenida Lagomar, no bairro de Jacaroá.
A inspeção procedeu de uma denúncia de um eventual despejo clandestino de esgoto. A superintendente regional de Fiscalização da Baía de Guanabara, Amanda Rodrigues, o Técnico Ambiental André Costa, ambos do Inea, e o Analista Ambiental Leandro Guerra, não constataram a presença de material tóxico na água que está sendo drenada do brejo no final da rua para a lagoa. “Verificamos o tipo de água, cor, cheiro e constatamos ser do mesmo tipo do brejo. A coloração um tanto escura deve-se provavelmente à decomposição de plantas aquáticas e ao tipo de solo”, declarou Amanda.
Cerca de 300 metros de manilhas de 600mm e 800mm, com PVs (caixas de passagem de grande diâmetro), estão sendo instaladas no perímetro. Segundo o secretário municipal adjunto de Obras, Marcos Câmara, a rede servirá para extravasar as águas do brejo, quando este sofrer acúmulo de chuvas. “A demanda partiu da própria comunidade, que sofreu com a enchente de fevereiro deste ano, ficando isolada do restante do bairro”, disse.
Adail de Oliveira, 80 anos, tem casa à Rua João Vidal, e disse ser a obra necessária. “As chuvas do verão deste ano simplesmente deixaram os moradores, principalmente os que moram no final da rua, sem condições de chegarem ou saírem de suas casas”, concluiu.