Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura realiza plenárias para 1º Congresso da Juventude

A Secretaria Adjunta da Juventude, Liberdade, Igualdade e Solidariedade realiza desta terça-feira (08/11) até o dia 04/12 plenárias locais para a realização do 1º Congresso da Juventude em Maricá, marcado para 10 de dezembro. A iniciativa integra a lei municipal 2.696, aprovada na Câmara Municipal e sancionada em 05 de outubro de 2016. A partir daí, foi criado o Programa Municipal de Participação da Juventude onde está inserido o Conselho Municipal da Juventude e o Fundo Municipal da Juventude.

Nesta terça-feira (08/11), inicia a construção do Conselho, montado por jovens entre 15 e 35 anos, que serão habilitados para participarem do Congresso. Durante o evento, demandas locais e municipais serão levantadas e farão parte de um documento que os congressistas apresentarão para a sociedade civil, Poder Legislativo e Executivo. A plenária será das 18h às 20h na Escola Municipal Lúcio Thomé Feteira, em Cordeirinho, abrangendo também o bairro de Ponta Negra. Esta será uma das sete agendadas previamente pela secretaria.

Representantes da sociedade civil também poderão convocar uma plenária a partir do dia 10 de novembro, desde que não seja no mesmo bairro onde acontece as já agendadas pelo município. Cada plenária terá duração de duas horas e cada participante deverá chegar com o máximo de uma hora de atraso, a partir do horário em que a plenária foi convocada. Cada jovem só poderá se credenciar e contar para o quórum de uma plenária.

A cada 10 participantes de uma região deverão ser indicados um representante, até o máximo de cinco pessoas. Durante o primeiro congresso da Juventude de Maricá, será realizada a Conferência Municipal da Juventude que elegerá seu regimento interno e seus conselheiros. Todas as plenárias convocadas serão abertas ao público e coordenada pela Secretaria da Juventude ou alguém credenciado por ela, e para ser credenciado no dia 10 de dezembro de 2016, o delegado deverá estar portando documento oficial com foto.

As plenárias terão três pautas principais: Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura de Maricá e Secretária Adjunta da Juventude, Liberdade, Igualdade, Solidariedade.

Veja relação das plenárias:

08/11 – 18h às 20h – Ponta Negra / Cordeirinho

10/11 – 18h às 20h – Itaipuaçu

16/11 – 18h às 20h – Inoã

18/11 – 18h às 20h – Residencial Carlos Marighella (MCMV Itaipuaçu)

22/11 – 18h às 20h – Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV Inoã)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo