Maricá: Funcionários da Costa Leste entram em greve à partir de quinta-feira
Funcionários da Costa Leste decidiram suspender as atividades por tempo indeterminado a partir da meia-noite desta quinta-feira (17), após uma assembléia realizada na manhã desta segunda-feira (14), na Praça Orlando de Barros Pimentel, no centro.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros de Niterói e Arraial do Cabo (Sintronac) divulgou uma carta aberta para população, informando que os funcionários da Costa Leste decidiram paralisar a partir das 00h desta quinta-feira (17), após uma decisão anunciada pelo prefeito, Washington Quaquá, de cassar o contrato de concessão da empresa.
O presidente do Sintronac, Rubens dos Santos Oliveira, teme que haja demissões em massa. “Os trabalhadores estão prestes a receber seus salários com atraso e perder seus empregos. Por isso, a categoria optou pelo caminho da greve, o que é plenamente legal nas atuais circunstâncias, como prevê a Lei 7.783/89 (Lei de Greve). Mas ainda assim estamos solicitando ao Ministério Público do Trabalho que ele atue nessa questão para tentar evitar que a Prefeitura de Maricá cometa esse grave erro contra os trabalhadores”, relatou o presidente.
Representantes da categoria e membros do Ministério Público do Trabalho farão uma nova reunião nesta quarta-feira (16), às 9 horas, em Niterói, em uma última tentativa de evitar a paralisação. Em nota oficial, a prefeitura de Maricá informa que não há nenhuma “ação ditatorial” por parte do governo municipal contra a Viação Costa Leste. A nota diz ainda que os representantes da categoria foram recebidos na última quinta-feira no gabinete do prefeito, após terem realizado paralisação de 24 horas no município. A prefeitura informa ainda que a cassação dos ônibus da empresa é decorrente do péssimo estado de conservação dos coletivos.