Notícias de Maricá

Maricá: Novo secretariado da Prefeitura é apresentado

O prefeito eleito e diplomado de Maricá, Fabiano Horta (PT), anunciou nesta quinta-feira (29/12), na Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, a composição do governo que irá gerir a cidade a partir de 1º de janeiro de 2017. A nova estrutura da administração municipal traz uma redução das atuais 35 secretarias para 21. O corte representa uma economia de R$ 222,9 mil. A redução nos cargos comissionados é de 15% e segue regime de austeridade fiscal refletindo o momento econômico atual. A nova organização está definida na Lei Complementar nº 282/2016.

O novo secretariado reúne quadros técnicos e políticos com experiências em suas áreas e é composto em sua grande maioria de maricaenses. As mulheres também ganham destaque na nova administração com papel importante na Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher. As políticas para a Terceira Idade também estão mantidas.

A posse de Horta acontece no dia 1º de janeiro, às 18h, em cerimônia da Câmara de Vereadores no Colégio Cenecista de Maricá. O prefeito afirmou que fará um governo próximo das pessoas e com justiça social. “Quero ser desafiado para que essa gestão tenha uma marca absoluta. As pessoas que precisam do público devem ter acesso ao serviço público. Não sou administrador de empresas. Sou agente público, gestor público. Vamos organizar as contas, planejar e tocar as políticas para os cidadãos”, disse.

Horta destacou o perfil dos novos secretários e pediu aos gestores que o espírito público predomine no exercício da função pública. “Aqui está uma composição de forças políticas, reconhecimento de natureza técnica e pessoas com capacidade para construir Maricá. Não tenho dúvidas que os próximos 20 anos da cidade serão projetados nestes próximos quatros anos”, afirmou.

A nova estrutura terá as seguintes secretarias:

I – SECRETARIAS:

a) Secretaria de Administração – Márcio Mauro Leite de Souza, 40 anos, morador de Maricá, administrador, já ocupou os cargos de Secretário Executivo de Governo e Secretário Municipal de Controle Interno e Fiscalização de Maricá, Secretário Adjunto de Controle Interno do Município de Nova Iguaçu, Subsecretário de Gestão Pública – da Secretaria de Controle Interno, Chefe do Setor de Compras e Licitação e Presidente da CPL do Comando Militar Leste.

b) Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca – Júlio César Silva Santos, 40 anos, advogado, pecuarista, morador de Maricá há 22 anos, pós-graduado em Direito Civil pela Faculdade Estácio de Sá e Fomento Mercantil pela Anfac.

c) Secretaria de Assistência Social – Jorge Luiz Cordeiro da Costa (Castor), 64 anos, natural de Maricá, formado em Administração de Empresas, vereador, ocupou os cargos de Secretário de Comunicação, Ouvidor Geral, Secretário de Governo, Chefe de Gabinete, Secretário Geral de Fiscalização e Secretário de Assistência Social de Maricá.

d) Secretaria de Comunicação, Ciência e Tecnologia – Sérgio Luiz de Oliveira Mesquita, 59 anos, morador de Maricá há 25 anos, servidor público federal, cursos em Gestão de Projetos Culturais pela UERJ, em Gestão Pública pela Fundação Perseu Abramo e em Gestão de Projetos Habitação, ocupou os cargos de Secretário de Cultura (2013/2014) e Assessor de Projetos Especiais da Secretaria de Habitação (2015/2016) na Prefeitura de Maricá.

e) Secretaria de Cultura – Andrea Cunha, 46 anos, natural de Maricá, formada em Ciências Sociais com habilitação em Produção em Políticas Culturais; Artista plástica; formada em Arte e Educação e Mídia e Educação, desenvolveu projetos culturais em escolas públicas e participou da direção executiva de Cultura e Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) de Maricá.

f) Secretaria de Conservação – Adelso Pereira, 52 anos, natural de Maricá, professor primário. Foi vereador por quatro mandatos, subsecretário de Iluminação Pública de 2009 a 2012 e Secretário Municipal de Iluminação Pública de 2013 a 2016.

g) Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Petróleo – Alan Aparecido Novaes de Alves, 40 anos, advogado, oriundo do movimento estudantil, ocupou os cargos de Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Maricá, Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Ouvidor do INEA.

h) Secretaria de Economia Solidária – André Braga 55 anos, metalúrgico e sindicalista, presidente do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (capital), Secretário de Economia Solidária de Maricá desde maio de 2015.

i) Secretaria de Educação – Professora Adriana Luíza da Costa, 52 anos, natural de Maricá, professora da rede pública estadual, ocupou os cargos de Diretora de Escolas do Estado, como Colégio Elisiário Matta, e Município e Secretária Municipal de Educação.

j) Secretaria de Esporte e Lazer – Filipe Dias Bittencourt, 34 anos, natural de Maricá, contador, é vereador e já ocupou o cargo de Secretário de Transporte.

k) Secretaria de Obras – Marcos Câmara Rebelo, 38 anos, morador de Maricá há 4 anos, engenheiro civil, ocupou diversos cargos na administração pública entre eles Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Obras. Por último, esteve à frente da Secretaria Executiva de Infraestrutura de Maricá.

l) Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher – João Carlos de Lima (Birigu), 52 anos, ocupou os cargos de Subsecretário de Cultura em Maricá, Subsecretário de Economia Solidaria do Rio de Janeiro, e coordenador do projeto de implantação das lonas culturais no Estado do Rio de Janeiro.

m) Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Leonardo de Oliveira Alves, 40 anos, administrador público, pós-graduado em Gestão Pública pelo IBMEC, já ocupou os cargos de Diretor da Telebras e Chefia de Gabinete Parlamentar em Brasília.

n) Secretaria de Políticas para a Terceira Idade – Lezirée Rejane Figueiredo, 57 anos, moradora de Maricá, doutora em Administração Pública pela FGV e Universidade Ohio (EUA); ocupou diversos cargos na Prefeitura de Maricá, entre eles, o de Secretária do Idoso.

o) Secretaria de Saúde – Dra. Simone Costa Silva, 46 anos, natural de Maricá, médica, especialista em Geriatria e Pneumologia, mestre em Gerontologia, é Diretora Geral do Hospital Conde Modesto Leal e Diretora Geral do SAMU Maricá.

p) Secretaria de Segurança Pública e Trânsito – Celso Almeida Netto, 55 anos, natural do Rio de Janeiro, já ocupou os cargos de Secretário de Transportes de Mesquita/RJ e Procurador Geral do Município de Mesquista/RJ.

q) Secretaria de Trabalho – Paulo Alberto Fatigati de Carvalho, 61 anos, morador de Maricá há 14, já ocupou os cargos de Secretário de Articulação Política de Maricá; Assessor da Presidência da Casa da Moeda; Subsecretário de Criança e Adolescente do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Superintendente de Prevenção à Dependência Química do Estado do Rio de Janeiro.

r) Secretaria de Transporte – será anunciado na próxima semana

s) Secretaria de Turismo – Robson Dutra da Silva, vereador por quatro mandatos

t) Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente – Adyr Ferreira da Motta Filho, 71 anos, já ocupou os cargos de vereador de Niterói, Secretário Regional e Secretário de Urbanismo em Niterói em duas oportunidades e também Assessor da Prefeitura de Maricá para Assunto do Plano Diretor.

u) Secretaria Geral e de Governo – Renato Machado, 37 anos, natural de Maricá, empresário da construção civil e foi Secretário Municipal de Assuntos Religiosos.

Autarquias, Fundações e Empresas Públicas

– CODEMAR: José Orlando, 53 anos, morador de Maricá há 20 anos, contador e Mestre em Engenharia de Produção.

– Controladoria Geral do Município – Joab Santana de Carvalho, 43 anos, morador de Maricá há 6 anos, ocupou os cargos de Controladoria Geral de Maricá; Analista de Economia e Finanças do Ministério da Cultura; Assessor de Auditoria do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro; Sub-Controlador da Prefeitura de São Gonçalo (2004) e Diretor de Auditoria da Prefeitura de Magé.

– Procuradoria Geral – Fabrício Porto, 40 anos, advogado, ocupou o cargo de Sub-procurador Geral por seis anos e nos últimos dois anos ocupou o cargo de Procurador Geral do Município de Maricá.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. gostei muito da equipe do atual prefeito de marica eu ja atuei ai na secretaria de turismo como diretor interino no governo do ex prefeito uilton viana , acredito que colaborei bastante para organizações de grande eventos para a cidade , por ter muito experiencia na área de eventos como carnaval , encontro de mestre salas e porta bandeiras do estado do rio de janeiro , primeira etapa estadual de jet sky do estado também conseguimos levar para ai na época fizemos também o primeiro concurso da rainha da primavera , no município envolvendo todos os bairros , criei o documento da secretaria de entrada e saída de matérias em apoio a eventos , em minha gestão foram grande evento na cidade com custo muito bom para cidade , parabéns a todos os secretariado um abraço ubirajara Gonçalves (mestre bira) hoje evangélico,

  2. parabéns para uma grande equipe de trabalho continuo em marica um abraço e otina administração , fazer sempre o bem sem saber aquém deixo para todos vcs o maior mandamento ame sempre o seu próximo como a ti mesmo e a DEUS de todo seu coração

  3. Queria saber quem são os sub secretários. Os secretários foram bem escolhidos. Abço e bom mandato.

Botão Voltar ao topo