Maricá: Prefeitura faz intervenção no trânsito de Itaipuaçu
O trânsito de Itaipuaçu começa a passar por importantes modificações nesta semana. A primeira delas está em andamento desde a tarde desta quarta-feira (11/01), quando equipes da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito iniciaram a instalação de uma rotatória no cruzamento das ruas Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e Antônio Marques Mathias (antiga 36). Homens e máquinas realizaram as primeiras marcações dos pontos onde vão ficar o círculo, na convergência das vias e com aproximadamente 5 metros de diâmetro, e dos chamados ‘zebrados’, que vão impedir a circulação na antiga 36 no sentido Barroco.
Desta forma, a via passará a ter um único sentido, o que dará início ao sistema binário de trânsito no bairro. Nesta quinta-feira (12/01), o prefeito Fabiano Horta esteve no local e disse que melhorar o trânsito é uma das prioridades desse início de governo. “Nós estamos nesses primeiros 6 meses de governo com uma missão muito grande que é a de ordenar o trânsito em Maricá. Temos muitas ruas asfaltadas que precisam de sinalização adequada, precisam ser ordenadas”, disse. “Estamos começando aqui por Itaipuaçu com um modelo novo, um projeto que iremos estender por toda a cidade. Me refiro as giratórias nos cruzamentos de conflito. A cidade precisa adquirir uma cultura de transito defensivo”, afirmou.
O prefeito disse ainda, que antes de colocar em prática ações punitivas para os motoristas infratores, vai investir em sinalização e educação no trânsito, focando principalmente nos jovens. “Queremos melhorar a sinalização na cidade toda e vamos fazer muitas campanhas educativas neste início de governo, para só depois começar um processo de coibição das infrações de trânsito com dureza. Acredito que nós temos que oferecer primeiro uma cidade bem sinalizada e realizar um trabalho educativo para que as pessoas e principalmente os jovens entendam que o trânsito é um instrumento da vida ou da morte. Queremos acabar com a morte no trânsito de Maricá e permitir que as vias sejam lugares seguros de lazer, de turismo, de trabalho e de uso das pessoas”, ressaltou.
Guardas municipais vão orientar os motoristas que passarem pelo cruzamento com as novas instruções, mas por enquanto a Rua Governador Leonel Brizola (antiga 35) será mantida com mão em dois sentidos. De acordo com a secretaria, os semáforos do local deverão ser retirados – e transferidos para outras vias onde haja a necessidade desse tipo de controle – e haverá ainda sinalização vertical no cruzamento e também nas esquinas das ruas transversais ao longo de toda a via. O projeto servirá de piloto para outros cruzamentos do bairro. “A única mudança que vai ocorrer é que no trecho da rua até a Av. 1, passará a ser mão dupla e da Rua 1 até a Rua 128 continuará sendo mão única. O trecho da Rua 1 até a Av. 1 passou a ser mão dupla para poder acomodar a mobilidade dos moradores, pois a Rua 34 entrará em obras”, informa o secretário de Segurança, Celso Almeida Netto. “O trecho da Rua 34 que irá completar o binário não está concluído e sua conclusão só deve acontecer após o Carnaval. Já a implantação da giratória no cruzamento da Rua 1 (atual Professor Cardoso de Menezes) com a Rua 36 (atual Antônio Marcos Mathias) é para dar sentido a via e organizar a mobilidade e o conflito presente neste local”, acrescentou.
Morador de Itaipuaçu há 40 anos, o corretor Carlos Costa confirma os investimentos da Prefeitura na infraestrutura do bairro nos últimos anos. “Sou uma pessoa que posso agradecer ao governo anterior pelas melhorias em Itaipuaçu e estou muito otimista com as obras de continuidade que estão sendo realizadas pelo atual. Itaipuaçu não é mais uma roça”, ressaltou. Após o início das marcações, os motoristas que passam pelo local já começaram a se familiarizar com o novo sistema e eram orientados a circular em vez de seguir reto pela via. O motoboy Johnny de Oliveira, de 24 anos, acredita que os acidentes devem diminuir no local. “Já vi muitas batidas aqui, muita gente não respeita a sinalização. Mas acho que agora vai melhorar porque as pessoas terão de reduzir”, avaliou.
O comerciante Edson Álvares Bezerra tem inúmeras histórias de colisões no cruzamento. No mais grave deles, ocorrido no ano passado, duas pessoas morreram depois que um veículo foi atingido violentamente e só parou no muro de sua imobiliária, que funciona há 33 anos naquela esquina. Ele também reiterou que o problema é quase sempre de educação do motorista. “A sinalização vai ficar ótima, mas para que pare de morrer gente aqui é preciso respeitá-la, e muita gente não faz”, reforçou ele, que tem 59 anos.
Palhaçada! Esse prefeito já começa mal com ação inútil. Passo de carro pela 36 todo dia e essa via tem pouquìssimo trânsito. Não justifica a mão única.
O que tinha que fazer esse fantoche do Quaquá não vai fazer, que é o asfaltamento da 34 por onde circula o ônibus e no trecho entre Av1 e Ponte Quebrada para desafogar o trânsito intenso da Estrada de Itaipuaçu, entre o Barroco e o Recanto.
Idiota que só quer aparecer!