Notícias de Maricá

Maricá: Divulgada programação religiosa da Semana Santa

Vinculada à Secretaria de Cultura, a Coordenação de Assuntos Religiosos divulgou a programação da Semana Santa. As celebrações acontecem em vários bairros de Maricá a partir do próximo domingo, dia 09/04 (domingo de Ramos), seguindo até o dia 16/04 (Páscoa).

No domingo de Ramos, a partir das 8h tem Benção dos Ramos, Procissão e Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida (Bananal). No mesmo horário, os fiéis se reúnem no Convento das Irmãs do Bom Conselho (Centro), de onde seguem em processão até à Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo para a Santa Missa. Mais tarde, a partir das 16h, tem Benção dos Ramos, Procissão e Santa Missa na Capela Santa Edwiges (Guaratiba).

Na segunda e na quarta-feira, dias 10 e 12/04, às 19h30, tem Procissão do Depósito. Os homens levam o andor (estrutura portátil e ornamentada da imagem) de Nosso Senhor dos Passos para a Capela São Pedro e as mulheres levam de Nossa Senhora das Dores para o Convento das Irmãs do Bom Conselho. O encontro acontece em frente à Matriz. Terça-feira (11/04) tem Santa Missa às 8h e Santa Missa da Crisma às 19h na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Bananal).

Quinta-feira, 13/04, a partir das 20h acontece o lava-pés na Santa Missa da Ceia do Senhor. Mais tarde, entre 21h30 e 23h, os devotos participam da vigília de adoração eucarística. Na sexta-feira Santa (14/04) a programação começa bem cedo, às 5h, com procissão pentecostal da Igreja Matriz até a Capela São Pedro. Às 8h tem laudes (oração da manhã) na Igreja Matriz; às 15h tem ação litúrgica da Paixão do Senhor e às 17h acontece a procissão do Senhor Morto.

No sábado (15/04) é dia de Vigília Pascal com benção da água às 20h e, em seguida, Procissão do Triunfo. No domingo de Páscoa, 16/04, encerrando as comemorações, tem Santa Missa a partir das 9h nas Capelas de Nossa Senhora Aparecida (Bananal) e Santa Edwiges (Guaratiba). No Centro, a Santa Missa acontece a partir das 10h30 e das 19h30 na Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo.

Para o coordenador de Assuntos Religiosos, David Rezeno, esse evento popular é de extrema importância para Maricá. “Esse evento religioso que ocorre no nosso município é totalmente familiar, cultural e histórico para a sociedade e há vários anos tem reunido seguidores do catolicismo para louvar a Deus por sua soberana graça. Então, isso muito nos edifica, por permitir, a cada dia, a volta do respeito religioso e do ajuntamento de fiéis nas ruas de nossa cidade”, ponderou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo