Notícias de MaricáPolítica

Vereadores repercutem saída de delegado e lançam abaixo-assinado pela permanência de Mulatinho à frente da Delegacia de Maricá

Vereadores de Maricá protestaram e se mobilizaram contra a saída do delegado, Júlio César Mulatinho, e do comissário de polícia José Renato Oliveira, lotados na 82ª DP (Maricá) durante a sessão ordinária da Câmara nesta segunda-feira (22/05). Os parlamentares repudiaram a decisão da Polícia Civil de transferir os policiais para outra delegacia. Tanto que a Câmara irá encaminhar um ofício ao Governo do Estado solicitando a permanência dos profissionais.

Um abaixo-assinado pedindo que os policiais continuem na delegacia também está sendo organizado. Na próxima quarta-feira (24/05) serão concedidas moções de aplausos e congratulações aos dois. O vereador Frank Costa (SDD) solicitou ao Estado que não fizesse alteração na delegacia.

“Queria pedir à Secretaria de Segurança para rever a mudança na delegacia de Maricá. São duas pessoas que trabalham muito por esse município”, pediu Frank.

Os vereadores renderam elogios aos policiais. “O Mulatinho (Delegado) é muito atuante. Você o vê na cidade conversando com os moradores. Ele é um excelente delegado”, disse Chiquinho.

Rony Peterson também opinou sobre mudança. “Nada contra quem vem para cá, mas a questão é que o delegado tem feito um bom trabalho. O Estado vem tirar o que presta para levar para outro lugar”, disse.

O vereador Tatai lamentou mais uma vez os casos de violência em Santa Paula. Ele explicou que os assaltos voltaram a acontecer na região e alertou que os criminosos já identificaram os horários em que não há viaturas parqueadas na região.

Educação – A Educação foi amplamente debatida no plenário. O vereador Ricardinho Netuno (PEN) pediu atenção ao transporte escolar na cidade. Ele afirmou que algumas escolas não estão sendo contempladas pelos ônibus escolares provocando perda de aula a estudantes. Ele também ressaltou que estudantes universitários não estariam recebendo as recargas do Bilhete Único Universitário.

“Já estamos no meio do ano e os universitários até hoje estão esperando respostas. Já foram recadastrados e até agora nada do bilhete. Estão cobrando que estão em época de prova e isso compromete o rendimento. Por que não coloca ônibus universitários enquanto não conseguem regularizar esse benefício? Vim pedir atenção especial para atender população. Os ônibus que fazem transporte escolar foram suspensos hoje”, disse Netuno.

Em resposta, o líder do Governo, Fabrício Bittencourt (PTB), disse que a prefeitura assumiu as linhas da Costa Leste.

“A Justiça ainda não se manifestou já que a Costa Leste fechou. O contrato está sendo revisto. Isso tudo nos trouxe problemas. Os Vermelhinhos e Amarelinhos estão em manutenção. A prefeitura está tentando agilizar o processo. Quero saber que escolas não estão sendo atendidas pelos ônibus para ser levar os casos até a secretaria de educação”, disse.

Saúde –Netuno também ressaltou a necessidade de trazer melhorias à saúde. Segundo ele, somente neste domingo ocorreram quatro acidentes na cidade e para o socorro das vítimas foi necessário o deslocamento de ambulâncias do Corpo de Bombeiros de outras cidades. Em resposta, o presidente da Comissão de Saúde, Felipe Auni (PSD), explicou que já uma licitação para a aquisição de mais ambulâncias do Samu já foi feita e em um mês os veículos estarão em serviço.

Filippe Poubel (DEM) reclamou da falta de material de limpeza no posto de saúde de Ponta Grossa. Ele disse que os funcionários custeiam os materiais básicos para manter o local limpo.

Votações do dia – Nesta segunda-feira foram votados seis projetos de lei. Também foi votado e aprovado, em primeiro turno, o PL do vereador Chiquinho (PP) que autoriza o motorista de ônibus e transporte alternativo a parar fora do ponto para mulheres, idosos e crianças, após às 22 horas.

De autoria de Felipe Auni, um projeto de lei institui o desfile de Carnaval fora de época em Maricá. A proposta foi avaliada em primeiro turno. O projeto, que rendeu discussões, foi aprovado com 10 votos favoráveis, três contras e duas abstenções. Alguns vereadores sugeriram que fosse alterada a data escolhida pelo vereador, no último final de semana de julho. Eles acreditam que a festividade poderá prejudicar as festas típicas no período.

“Me preocupa a data para a realização do Carnaval, acho válido, mas tem que discutir. Cai em outra data onde cidade realiza as festas juninas e julinas. Acho que temos que discutir uma melhor data e não venha conflitar com festas tradicionais”, disse Netuno.

Auni defendeu a proposta. “O PL foi feito baseado em cima de um calendário, mês de férias escolares. Recebemos bastante visitantes. Precisamos movimentar o comércio, a nossa arrecadação. Ele visa aumentar a população no mês de julho. Foi feita análise orçamentária. Tudo dentro da lei”, disse.

Poubel pediu vista ao projeto que não foi aprovado por alguns parlamentares. Helter Ferreira (PT) sugeriu alterações no texto do projeto e pediu um festival de uma semana na praça para que cada bairro possa realizar o evento.

Outras quatro solicitavam alteração de nomes de ruas. A primeira, do vereador Frank Costa, altera a Rua 56, em São José do Imbassaí, para Rua José Valente Duarte. A segunda, altera a Rua 17 para Rua Comissário Rômulo, em Itaipuaçu. O terceiro projeto sugere alteração de duas ruas. A Rua Miralda Henrique Barbosa se chamará Rua Santo Antônio, já a Rua Lateral se chamará Rua Miralda Henrique Barbosa. O último, de autoria de Ismael Breve, nomeia a Rua Sem Nome, em Zacarias, para Rua Sildo Breve de Marins.

Projetos de Lei apresentados – Foram apresentados dois projetos de lei durante a sessão. O primeiro, de autoria de Filippe Poubel, dispõe da instalação de telefone com linha direta à ouvidoria central da saúde em todas as unidades de saúde. “Esse PL é importante porque fará uma conexão imediata com a Ouvidoria para que a população possa fazer sua reclamação. A ideia é fazer uma linha como nos bancos”, justificou.

O segundo, é de autoria dos vereadores, Marcus Bambam (PV) e Felipe Paiva (PCdoB), e dispõe sobre as normas gerais para a criação do Projeto Câmara Juvenil. “Recebo jovens diariamente em meu gabinete com sede de conhecimento. Já vi esse projeto na Alerj e Câmara de Niterói e sei que será projeto de sucesso”, argumentou Paiva. No plenário da Casa, o deputado mirim Israel acompanhou a sessão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo