Notícias de MaricáPolítica

Maricá: Guardas-vidas podem ter contratos renovados

O contrato de dezenas de guarda-vidas responsáveis pela orla de Maricá deverá ser renovado em breve. A informação foi passada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Aldair de Linda (PT), durante a sessão ordinária desta segunda-feira (05/06). “Tivemos uma reunião com o prefeito e o futuro secretário de Defesa Civil que estão com intenção de recontratar. Nossa orla não é mais frequentada somente na temporada. Temos pessoas que moram perto. Está notória a deficiência se guardas não estiverem lá. Não é falta de dinheiro, é legalidade” disse Aldair.

Projetos de lei – Foram apresentados dois projetos de lei que serão votados nas próximas semanas. O vereador Ismael Breve (DEM) apresentou proposta que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias de disponibilizar agentes de segurança privada junto aos terminais de caixas eletrônicos. Felipe Auni (PSD) apresentou projeto que dá o nome à passarela de samba de Adélia Breve.

Caso Meningite – Os três casos suspeitos de meningite na cidade foram descartados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (Lacen), de acordo com o presidente da Comissão de Saúde, vereador Felipe Auni (PSD). Ele leu, durante a sessão, um relatório com informações da Secretaria Municipal de Saúde que afirma que foi descartada a confirmação da doença nas três vítimas suspeitas.

O relatório diz ainda que a Secretária, Simone Costa, afirma que todos os procedimentos de prevenção estão sendo feitos e que os familiares das crianças da rede municipal e particular estão sendo devidamente instruídos. Ricardinho Netuno (PEN) pediu que à prefeitura dê assistência à família do Josias, falecido na semana passada.

O vereador Filippe Poubel (DEM) apresentou atestado de óbito da criança que afirma ser a causa da morte a meningite. No entanto, o presidente da Comissão de Saúde, explicou que o laudo final do Lacen é que deve ser considerado, já que a unidade é especialista para analisar casos da doença.

Robgol (PT) agradeceu à prefeitura por atender sua indicação para a instalação de uma rotatória no bairro da Amizade. Ele aproveitou para elogiar a saúde da cidade, já que precisou de atendimento médico para seu pai. “Nesse final de semana já foi sentido como se precisava daquelas sinalizações porque ali tem muitas crianças. Como morador, já vi muito atropelamento no local. Quero agradecer também ao atendimento médico ao meu pai que passou mal em Búzios, mas não recebeu atendimento médico. Aqui ele foi bem atendido por dois médicos ”, disse.

Vermelhinhos – Em resposta às indagações dos vereadores, o líder do Governo, Fabrício Bittencourt (PTB), explicou que a prefeitura vem atendendo às linhas da Viação Costa Leste, que paralisou suas operações há cerca de dois meses, e que os ônibus da empresa EPT estão suprindo as necessidades. Na tribuna, o vereador Chiquinho (PP) reclamou da falta de limpeza de ruas em alguns bairros como Parque Nanci, Caju e Ponte Preta. Em resposta, Bittencourt explicou que a prefeitura está contratando pessoal para aumentar a limpeza da cidade. “O prefeito iniciou hoje a contratação de 200 operários para fazer a manutenção de imediato de bairros que estão com muito mato”, disse.

Na tribuna, o vereador Filippe Poubel (DEM) pediu esclarecimentos à prefeitura sobre contratos da empresa Milano Distribuidora de Alimentos. Ele afirmou que o presidente da companhia, Marco Antônio de Luca, foi preso acusado de envolvimento com corrupção. “Essa empresa está desde 2009 fornecendo merenda para nosso município. O que soma hoje R$ 39 milhões em alimentos. Graças a Deus a investigação vai chegar aqui”, afirma Poubel.

Saúde – Um acidente gravíssimo ocorrido no final de semana onde uma vítima teve seu braço amputado foi relatado por Ricardinho Netuno que afirmou que para o socorro foi necessário o deslocamento de uma ambulância de São Gonçalo já que, segundo o vereador, todas as três unidades de Maricá estariam quebradas. “Ocorreu um acidente grave e o Corpo de Bombeiros mais uma vez pediu ajuda da Samu e a resposta era que a ambulância estava quebrada novamente. Fico preocupado porque independente de ter plano de saúde ou não, precisamos do Samu”, disse.

O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), informou que já solicitou ao Estado o envio de novas unidades de socorro para a cidade. Ele lamentou que foram encaminhadas várias ambulâncias apenas para alguns municípios vizinhos. “Mandaram três ambulâncias para São Gonçalo e duas para Itaboraí. Eles acham que Maricá é o primo rico e não nos mandaram. Às vezes temos que usar as ambulâncias do hospital”, comentou Aldair.

Felipe Auni informou que a prefeitura já fez licitação e que, em breve, chegarão ambulâncias para atender ao Samu, UPA, Hospital Conde Modesto Leal, Itaipuaçu e Ponta Negra.

Educação – O transporte dos alunos da rede municipal de ensino foi novamente criticado. Ricardinho Netuno (PEN) e Chiquinho (PP) relataram a dificuldade das crianças irem à escola por falta de veículos como os “Amarelinhos” e os “Vermelhinhos”. “A espera é grande das crianças que estão tendo que pegar o Vermelhinho. A situação daqueles ônibus Amarelinhos também estão complicados. O aro dos ônibus estão aparecendo. A mãe de um aluno, Dona Maria Fernanda, paga R$ 70 por semana para levar seus dois filhos”, disse Chiquinho.

Ofícios e mensagens – A prefeitura informou à Casa que o túnel de Inoã receberá o nome de Túnel Altair Carlos Elias, atendendo à indicação legislativa.

Votações do Dia –Cinco projetos de lei foram aprovados na sessão dessa segunda-feira. Em segunda discussão o PL, do vereador Marcus Bambam, que dispõe sobre a remoção de veículos por estacionamento irregular foi aprovado por unanimidade. A lei propõe que os veículos não sejam retirados do local caso o proprietário esteja presente. O projeto segue para sanção do prefeito.

Em primeiro turno, foi aprovado o projeto de autoria de Felipe Auni que prevê a criação do Monumento Natural do Morro da Peça, em Itaipuaçu. Um grupo de ativistas ambientais ergueu um cartaz no plenário pedindo a criação do monumento.

Da mesma forma, o projeto de resolução, em forma de substitutivo, de autoria da mesa diretora, que cria a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi aprovado pelos parlamentares.

A Rua 69, no Jardim Atlântico, passa a se chamar Rua Edilson Ramalho, após a proposta do vereador Bidi (PR) ser aprovada. A Travessa Francisco Sabino da Costa, em Araçatiba, passa a se chamar Rua Huerta Bittencourt.

Moções – Foram aprovadas três moções. A primeira, do vereador Chiquinho, concede moção de congratulações ao cabo Marco Antônio Figueiredo; ao 3º sargento Wallace Benevides de Azevedo; ao soldado da Polícia Militar, Wanderson Correa Braga; ao soldado Carlos Thiago dos Santos e ao 2º sargento, Jardel Pereira dos Santos, pela contribuição à segurança do município.

Também Foi votado pedido de moção ao novo delegado titular da 82ª DP, Carlos Henrique Machado. A segunda moção, indicada por Fabrício Bittencourt, congratula o jovem estudante Juan de Marchi Cataldo, que foi aprovado no curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) bem como a Unilassale, em primeiro lugar, e ao professor e coordenador geral do pré-Enem popular Yara Yavelberg, Willian Campos, da qual o estudante foi aluno.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo