Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura amplia rede de drenagem do Centro

A Secretaria de Obras deu início esta semana à construção de uma nova rede de drenagem para a Rua Álvares de Castro, no Centro. A rede será interligada ao Canal da Cidade, o que exigiu a construção também de uma galeria (extravasor) para a Lagoa de Araçatiba. O objetivo da obra é melhorar a captação e o escoamento de águas pluviais. Em chuvas fortes, a região costuma apresentar pontos de alagamento que a secretaria acredita não mais aparecerão após a intervenção.

A construção fica na Rua Álvares de Castro, do trecho que margeia a orla da lagoa até o Canal da Cidade. “Com essa obra vamos aumentar a vazão de água nos dias de chuva e evitar possíveis alagamentos nessa região”, explica o secretário Marcos Camara. O extravasor permitirá que o canal, se estiver sobrecarregado, escoe as águas pluviais por ali.

Para o pedreiro e morador do bairro, Antônio Elias Alexandre da Silva, 26 anos, é um benefício para a população. “Além dessa obra estamos vendo muitas limpezas e manutenções em redes de drenagem. Com certeza isso ajuda a prevenir as enchentes”, disse. Já o aposentado e morador do bairro Arthur Gabriel Filho, 78 anos, deu ênfase que a obra vai melhorar muito o bairro. “Ações assim sempre são bem-vindas”, acrescentou.

A secretaria está empregando 827 galerias de 1,50 m x 1 m e manilhas de 40 cm em toda a extensão da Rua Álvares de Castro, fazendo a ligação da captação (bocas de lobo) com a rede. O investimento da Prefeitura é de R$ 3,5 milhões e o prazo de conclusão é de oito meses. A instalação da galeria começou pelo desague, ao lado do fórum. A equipe alocada conta inicialmente com 12 funcionários, duas retroescavadeiras, uma escavadeira e dois caminhões – a equipe será ampliada na medida que novas intervenções forem realizadas. Nesta quinta-feira (27/07), a Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa será interditada, a partir das 7h, para a colocação de material no local da obra.

Foto: Raphael Castro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo