Notícias de Maricá

Maricá: Vereadores aprovam Plano Plurianual em primeiro turno

Foi votado e aprovado em primeiro turno o Plano Plurianual (PPA) durante sessão ordinária nesta segunda-feira (9) na Câmara Municipal de Maricá. O PPA consiste nas metas e diretrizes a serem alcançadas pelo Poder Executivo nos próximos quatro anos. Alguns emendas aditivas foram incluídas no documento. O vereador Dr. Richard (PT), sugeriu que a promoção de programas de atenção básica à saúde bucal por meio do tratamento especializado em ortodontia corretiva e ortodontia funcional dos maxilares.

“Falar que essa ação já existe no rol de procedimentos do SUS e é financiado pela portaria 718/2010. Então não vai onerar o município até porque temos verba carimbada do Governo Federal. Dando a nossa população um pouco mais de saúde a nível de ortodontia.”

O vereador Ricardinho Netuno (PEN) também sugeriu, através de emenda aditiva, a inclusão de uma escola de rugby.
“Gostaria de incluir esse plano dentro da Secretaria de Esporte. Temos aqui na cidade dois times que disputam torneios estaduais representando Maricá e se não tiver dentro do plano a prefeitura não poderá dispor de recursos para incentivar esse esporte que vem crescendo cada vez mais no país ”.

O vereador Robgol (PT) também fez emenda aditiva sugerindo a construção e manutenção da clínica-escola do autista.
“A clínica-escola é de suma importância, pois nosso município tem muita criança que tem autismo e muitas delas vão para outros municípios para fazer tratamento adequado. Peço que apoiem esse projeto. Os pais dessas crianças vão agradecer também”.

O vereador Filippe Poubel (DEM) voltou a comentar sobre uma empresa, vencedora de uma licitação, que estaria colocando grama na cidade ao valor de mais de R$ 50 milhões durante dois anos.
“Essa empresa tem contrato em nossa cidade para a revitalização de praças e canteiros e duvidaram do valor que falei. Quero pedir, por questão moral, o processo licitatório o qual essa empresa venceu a licitação”.

Em resposta, o líder do Governo, Fabrício Bittencourt (PTB), explicou que as denúncias não são verdadeiras.
“A empresa não é contratada apenas para fazer canteiros. Ela é contratada para a Secretaria de Saúde, para outras obras da prefeitura. Isso gera emprego para a cidade, contrata pessoas da cidade. São vários serviços no município”.

Cedae – Os vereadores voltaram a pedir intervenção contra a concessionária Cedae. Rony Peterson (PR) deu boas notícias afirmando que a Prefeitura de Maricá irá construir barragens juntamente com o Estado.
“Caminha-se a passos largos para uma parceria público-pública a qual a prefeitura será responsável pela construção de barragens fitas por estudos técnicos da Cedae. A prefeitura resolverá o problema por completo após isso. Além da água a prefeitura, em conversa com o governador, caminha para que o esgoto da cidade fique a cargo da prefeitura”.

Concurso público – O vereador Marcus Bambam (PV) falou sobre o concurso público para a Codemar. Após denúncias de fraudes, foi aberto processo no Ministério Público que investigou e não encontrou irregularidade.
“Quando temos um concurso público em nossa cidade é esvaziado por uma denúncia. Mais uma vez uma denúncia esvaziou o concurso pelo qual tinha 30 mil inscritos e apenas 16 mil vieram fazer. Com isso, pessoas que estudam, jogaram fora esse período que se dedicaram”.

Praças – Alguns vereadores pediram atenção maior da prefeitura quanto à manutenção das praças da cidade. Marcinho da Construção (DEM) comentou que a praça na altura da Rua 70, em Itaipuaçu, estava com os brinquedos totalmente depredados.
“Fiz pedido ao secretário de Conservação sobre a Praça da 70. Alguns brinquedos ali foram destruídos por vândalos e com isso algumas crianças estavam correndo o risco de se machucar. A Secretaria esteve no local e fizeram algumas retiradas. Pedimos que em um curto prazo de tempo esses brinquedos sejam recolocados.

Ricardinho Netuno (PEN) pediu manutenção em duas praças.
“Os brinquedos, tanto da praça da 70 quanto da praça do Ferreirinha, ainda não tiveram manutenção. Eu já fiz indicação pedindo a reforma da 70 e da praça Ferreirinha. A solicitação de iluminação que fizemos foi atendida e ficou linda, mas os brinquedos ainda estão abandonados”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo