EsportesNotícias de MaricáPolítica

Maricá: Presidente da Câmara sugere criação de Comissão de Esportes

Durante a sessão ordinária ocorrida nesta segunda-feira (13) na Câmara Municipal de Maricá, o presidente da Casa, Aldair de Linda (PT) sugeriu a criação de uma comissão específica para tratar de assuntos relativos ao esporte. Ele fez o pedido após a explanação do vereador Filippe Poubel (DEM) de que um esportista da cidade venceu um torneio nacional. Diversos vereadores pediram um apoio maior da Secretaria de Esportes.

Aldair salientou a importante da chegada do porto e do resort para que empresas possam patrocinar os esportistas maricaenses.
“Temos que incentivar também quem está ingressando no esporte. Sugiro que os vereadores se reúnam e criem uma comissão de esporte e que possam buscar junto ao secretário de Esporte as soluções para isso”, explicou Aldair.

Poubel explicou que o jovem maricaense foi campeão de Boxe na Bahia.
“O Rafael morador do Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu, foi campeão nacional de boxe na Bahia pela Associação Brasileira de Boxe. Por ter sido campeão lá, ele tem direito a sediar uma etapa de boxe na cidade que reside. Queria pedir parceria aos pares para poder ir ao secretário de Turismo para incentivar mais ainda essa ação”, disse.

Rony Peterson (PR) pediu celeridade na reformulação do Programa Bolsa Atleta.
“Realmente esperamos que a Secretaria de Esporte finalize a nova formulação do Bolsa Atleta. É fundamental e de grande relevância que a prefeitura possa ajudar os atletas de alto rendimento do nosso município”.

Os vereadores Felipe Auni e Marcus Bambam também citaram jovens esportistas da cidade. Ismael Breve explicou que cobrou do secretário de Esporte mais ação.
“Se for enumerar aqui quantos atletas temos que nem foram citados. Estamos precisando que nosso secretário de Esporte olhe mais para nossos atletas de ponta”, explicou Ismael Breve (DEM).

O vereador Rony Peterson (PR) falou sobre a Reforma Trabalhista que passou a valer neste último sábado (13. O parlamentar citou algumas das novas regras e demonstrou total repúdio à decisão.
“No sábado a lei 13.477 começou a valer, a nova reforma trabalhista. Isso sim é uma vergonha. Uma reforma que vem fantasiada sobre a tese da flexibilização das regras. Onde está o direito do trabalhador? Muitos falam do sindicato. O sindicato é um órgão de auxílio ao trabalhador”.

Mais uma vez os parlamentares pediram explicações às concessionárias que prestam serviços na cidade. O vereador Frank Costa (SDD), pediu celeridade na realização de um audiência pública para tratar do serviço prestado pela Enel.
“Os clientes estão recebendo contas cada vez mais altas. Quero pedir à comissão que andemos o mais rápido possível com a audiência pública”.

O vereador Chiquinho (PP) pediu a abertura imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a Cedae.
“Hoje começo a entrar com uma CPI contra a Cedae em Maricá. Quero deixar registrado aqui. Vamos defender nossa cidade a respeito da falta de água. Nem chegamos no verão ainda e já estamos assim”.

O vereador Ricardinho Netuno (PEN) falou sobre o posto de salvamento do Corpo de Bombeiros que está sendo construído em Itaipuaçu.
“Me comprometi em falar com Vossa Excelência para falar sobre o posto de salvamento em Itaipuaçu. Quero parabenizar os bombeiros que estão construindo por conta própria o posto no Recanto. Queria solicitar junto ao prefeito que a prefeitura consiga construir mais postos em outras áreas da nossa orla”.

Educação, Saúde e Turismo – O vereador e presidente da Câmara, Aldair de Linda, informou durante a sessão que no dia 15 de dezembro o Instituto Federal Fluminense (IFF) será inaugurado.
“Quero dar uma boa notícia. O prefeito disse que vamos inaugurar o IFF no dia 15 de dezembro. A partir desse dia, o IFF estará em funcionamento”.

O vereador Dr. Richard (PT) comentou as melhorias que estão sendo feitas na saúde de Maricá. Ele informou que o Centro de Especialidades Odontológicas, no Boqueirão, será ampliado e reformado.
“Estive fiscalizando todas as unidades de saúde que possuem tratamento odontológico, junto com a coordenadora de saúde bucal, a Dr. Juliana. Pude constatar que todas as unidades estão abastecidas. Sugeri ao prefeito a ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas e a população foi agraciada. A empresa responsável já esteve lá no Centro e já fez medidas e ganharemos mais três cadeiras odontológicas para atender toda a população”.

O vereador Marcus Bambam (PV) agradeceu ao Poder Executivo pelas obras que estão acontecendo na área de Araçatiba.
“Essa semana fiquei feliz porque a gente vem de anos e anos vendo atividade de melhorias nos bairros, mas quando é em nosso bairro, isso aflora em nossa pele. Fiquei feliz que começaram a drenagem em Araçatiba. Me emocionou ver o asfalto caindo ali, sem contar em ver a limpeza na lagoa de Araçatiba e as atividades esportivas que vão começar”.

O vereador Filippe Poubel (DEM) justificou sua ausência na última sessão. Ele explicou que esteve em Brasília conferindo de perto projeto de lei que trata da Escola Sem Partido.
“Participei da Comissão da Câmara de Deputados onde se discutiu o Projeto de Lei sobre a Escola Sem Partido. É um projeto que está acontecendo em todos país e cria a neutralidade política. A escola tem que ensinar, quem educa são os pais”.

Combate à pedofilia e à violência contra a mulher – Na sessão desta segunda-feira (13), o vereador Marcinho da Construção subiu à tribuna para comentar sobre pedofilia.
“Foi lido hoje um projeto de lei de combate à pedofilia. Tenho buscado informação a respeito, tenho falado com profissionais da psicologia. Nesse final de semana participei de um congresso ouvindo relatos de pessoas que foram abusadas e fiquei sabendo de casos de Maricá. Ouvi um relato de uma moça que sofreu abuso do próprio pai. Ela foi abusada em sua infância”.

Acompanhando o apoio que a Presidência da Casa vem dando às campanhas de conscientização, como Outubro Rosa e Novembro Azul, o vereador Marcus Bambam (PV) sugeriu que a Câmara fosse iluminada com a cor laranja em combate à violência contra a mulher.
“Quero pedir ao presidente desta Casa, já que ele segue todas essas campanhas, para pedir que colocasse a cor laranja simbolizando o combate à violência contra as mulheres que durará 16 dias em nosso município”.

O vereador Felipe Auni também pediu apoio com a iluminação da Câmara em vermelho simbolizando o combate ao HIV.
“Querem colocar no Congresso Nacional o mês vermelho de prevenção. É importante trabalhar na prevenção”.

O presidente, Aldair de Linda, garantiu que a partir desta terça-feira (14) a Câmara estará iluminada com a cor laranja, até o dia 30. Após esse período ele colocará a iluminação vermelha, a pedido de Felipe Auni.

Ordem do Dia – Na sessão desta quarta-feira foi votada mensagem à projeto de lei complementar que inclui incisos ao PL de impostos sobre serviço de qualquer natureza.
Foi votada mensagem que altera o art. 3º e o anexo da lei nº 2747, de 17/08/2017, que dispõe sobre a criação do Monumento Natural do Morro da Peça. Foi votado em primeiro turno projeto de lei nº 069 de Ismael Breve que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias em disponibilizar agentes de segurança privadas junto aos terminais de caixas eletrônicos. Também foi votado parecer pela admissibilidade ao PL do vereador Rony Peterson que cria a Semana da Água em Maricá.

Foi votada moção de autoria do vereador Fabrício Bittencourt ao pastor David Rezeno. Também foram votadas moções de autoria do vereador Felipe Auni ao senhor Walter Cristie, a Fernanda Vasconcelos, a Mauro Guimarães e a Danielle Lima. Os parlamentares também votaram moção do vereador Robgol, à diretora da Casa da Criança em Inoã, Deise Brito, pela grande contribuição à educação do município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo