Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Caminhada Novembro Azul leva 200 pessoas às ruas do Spar

A campanha do Novembro Azul, de conscientização para a prevenção ao câncer de próstata, teve mais uma ação realizada no último sábado (25/11), no Spar. Desta vez, o programa Viver Bem, da Secretaria de Saúde, promoveu uma caminhada pelas ruas do bairro. O percurso partiu da sede do programa no bairro e seguiu pelas ruas Sete, Cândido Alves da Costa, Luís Genésio e as avenidas Cruzeiro e Orestes Vereza até a altura da E.M. Ministro Luiz Sparano, retornando por outro trecho da Rua Cândido Alves da Costa.

Os cerca de 200 participantes tiveram ainda um ‘aulão’ de dança e uma palestra sobre o câncer de próstata com o coordenador do programa municipal de Saúde do Homem, Leandro Bastos. Foram doadas ainda, pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, cerca de 50 mudas de árvores como cabeludinha, grumixama, maracujá e goiaba vermelha, entre outras.

“Este é o tipo de evento em que juntamos as duas coisas: a atividade física e a conscientização através dela. Tudo dentro do contexto da vida saudável, que é a nossa filosofia”, ressaltou Bruno Rodrigues, coordenador de Bem Estar e Qualidade de Vida da Secretaria de Saúde.

Entre os homens que participaram havia o consenso de que a prevenção à doença é indispensável e que não pode haver qualquer preconceito. “Os próprios homens tem um certo bloqueio principalmente contra o exame do toque, mas não tem jeito, tem que fazer mesmo”, afirmou o professor de futsal Luciano Bento, de 45 anos.

O casal de técnicos de enfermagem Laércio Cardoso, de 41 anos, e Anne Mary Cardoso, de 43, afirmou que em casa não há qualquer problema com esta prevenção. “Sempre digo que é preciso prevenir agora para não chorar depois, pois pode ser muito tarde”, frisou Laércio, que levou para a caminhada o filho Pedro, de 12 anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo