Notícias de Maricá

Maricá terá Programa de Clínica da Família

Compartilhe!

Uma boa notícia para a saúde de Maricá. Durante sessão ordinária ocorrida na Câmara Municipal de Maricá, o vereador Felipe Auni (PSD) anunciou que a partir de 2018 será implantado em Maricá o Programa Clínica da Família. A construção do espaço físico começará a partir do ano que vem. Ele explicou que o projeto foi apresentado ao prefeito, Fabiano Horta e à secretária de Saúde, Simone Costa, e que ambos aprovaram a ideia.

“Estive com a doutora Simone, nossa secretaria de Saúde e estive também com o Daniel Soranz, ex-secretário de Saúde do Rio. Ele implementou as Clínicas da Família no município do Rio e trouxe esse projeto para nos apresentar. É um projeto muito bom e ficamos muito feliz. Ajuda a fazer a descentralização hospitalar”.

Falando em saúde, o vereador Ismael Breve (DEM) pediu atenção da secretaria quanto aos casos de febre chikungunya e dengue em Inoã. “Quero falar com a secretária de Saúde que estamos tendo casos de chikungunya e dengue em Inoã. Quero pedir atenção dela a isso.”.

Em resposta, o presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), explicou que o serviço de passagem do carro fumacê tem sido feito. “Já passou duas vezes o carro fumacê em Inoã. Na minha rua tivemos cinco casos. Mas, já foi tomada providência”.

O vereador Tatai (PTB) aproveitou para convidar a todos para a inauguração da Unidade Básica de Saúde que será inaugurada amanhã (14) no Condomínio Minha Casa, Minha Vida de Inoã.

O vereador Fabrício Bittencourt (PTB) fez uma retrospectiva do governo de Quaquá e Fabiano Horta. Ele citou algumas das melhorias. “Vou fazer algumas comparações ao Quaquá e ao Fabiano Horta. Assumimos em 2009 a prefeitura à luz de vela. Construímos 13 creches, com merenda de qualidade, temos uniformes para as crianças, material didático, reforma de escolas, quadras escolares, fizemos revolução da saúde, construção do novo hospital, temos o projeto de segurança, criamos PROEIS, central de monitoramento”.

O vereador Ricardinho Netuno (PEN) fez novas cobranças ao Executivo. Ele falou da saúde, educação, infraestrutura. “Meu compromisso é com a gestão. Já participei de várias reuniões em bairros de Maricá e muita coisa é dita, muita promessa realizada, mas muita coisa não acontece. Temos um município com arrecadação bilionária”.

Em resposta o vereador Dr. Richard (PT) explicou que o hospital está sendo feito de forma excelente. Ele fez um breve relato sobre seus quatro meses como vereador.

“O hospital é enorme e de grande complexidade. Não se faz de um dia para o outro. Mas, está sendo feito com carinho. Faço uma análise rápida com indicações de melhorias, decoração de cidade, projetos de lei. Hoje foi aprovado mais um projeto. Fiz tudo isso em quatro meses”, falou Dr. Richard.

Agradecimentos – Nesta última sessão de 2017, muitos vereadores aproveitaram para agradecer pelo ano legislativo e parabenizaram os funcionários da Casa. “Quero agradecer ao prefeito e ao secretário Renato Machado pelas obras feitas no município. Quero parabenizar também e desejar um Feliz Natal e um próspero ano novo aos funcionários desta Casa porque nos tratam com muito carinho. Vocês são verdadeiros merecedores. Quero desejar o mesmo aos colegas vereadores”, parabenizou o vereador Bidi.

Os vereadores Ismael Breve, Felipe Auni, Felipe Paiva, Ricardinho Netuno, Marcinho da Construção, Dr. Richard, Marcus Bambam, Robgol, Rony Peterson também parabenizaram os funcionários da Câmara, aos demais vereadores, aos eleitores e ao Executivo.

O presidente da Câmara, Aldair de Linda, foi bastante elogiado durante a sessão. Os parlamentares agradeceram pelo carinho, cuidado, atenção e pelas dicas. Ele elogiaram a humildade do presidente.

Sessão extraordinária – Foi realizada também nesta quarta-feira uma sessão extraordinária para votar a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2018. A LOA foi aprovada por unanimidade.

Ordem do Dia – Foi votado em segundo turno Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que institui o Programa Municipal de Economia Popular e Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Sustentável em Maricá.

Também foi votado Projeto de Lei Complementar do Poder Executivo que dispõe sobre a alteração de alguns artigos da Lei Complementar que cria a autarquia Municipal de Transporte denominada Empresa Pública de Transporte (EPT).
Os parlamentares votaram também em segundo turno o PL do Executivo que dispõe sobre a criação do Fundo Soberano de Maricá. Os vereadores votaram também PL de autoria do vereador Robgol (PT) que solicita instituir a primeira semana do mês de dezembro como a Semana de Preservação dos Córregos, Rios e Lagoas em Maricá.
Também foi votado PL do Executivo que dispõe sobre os critérios para a contratação de pessoal, por prazo determinado, para atender a necessidade temporária para os quadros de proteção básica, especial e demais serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Foi votado também Projeto de Lei Complementar do Executivo que dispõe sobre o reajuste do magistério público. Os vereadores votaram também projeto de lei de autoria do vereador Dr. Richard (PT) que dispõe sobre a utilização de escovódromos nas escolas e creches públicas de Maricá.
Foi votado PL do Executivo que dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do Programa Municipal de Publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais.
Foi votado também Projeto de Resolução do vereador Marcus Bambam (PV) que cria o Projeto Câmara Juvenil em Maricá. “Enquanto eu for presidente dessa Câmara vou votar a favor sobre esse tema. Eu parabenizo o vereador por esse projeto”, disse Aldair.
Foi votada em único turno moção do vereador Marcinho da Construção (DEM) a Walter Cirênio. Foram votadas moções do vereador Felipe Auni a Priscila Matarano dos Santos, a Adriana Nazaré Pinto, ao senhor Jorge Luiz de Carvalho e a Alexandre Bellini.
Também foram votadas moções do vereador Marcus Bambam ao Centro Integrado de Reabilitação da Pessoa e aos policiais militares do BPRv, Alexandre Freitas, Luiz de Abreu e Núbia Costa.
Foram votadas moções do vereador Chiquinho à advogada Selma Fonte e a Eliane Glória. Foi votada também moção do vereador Rony Peterson à diretora do Colégio Cônego Batalha, Edina Xavier e ao maricaense Aloísio Afrânio.
Todas as moções e projetos foram aprovados.
Entrega de moções – O vereador Felipe Paiva entregou moções ao corretor Geraldo Jacinto e a Carlos Ronaldo Santos pelo trabalho desenvolvido com deficientes na cidade. Marcinho da Construção entregou moção a José Antônio Gonçalves, artista maricaense e ao lutador Victor Hugo Souza. O vereador Frank Costa entregou moção a Jaqueline Carvalho. O vereador Felipe Auni entregou moção aos atletas, Priscila Matarano, Adriana Pires e Jorge Carvalho. Ele entregou moção também a Richard Thadeu, Daniele Lima, Jean Pierre Barros e Mauro Guimarães.
O vereador Marcus Bambam entregou moção ao escrevente Marcelo Bittencourt; a representantes do Centro Integrado de Reabilitação da Pessoa e aos policiais militares lotados no BPRv, Alessandro Freitas, Núbya Santana e Luiz Abreu.

Maricá Info: Você bem informado!