Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura inaugura Serviços Integrados Municipal

A inauguração do Serviços Integrados Municipal (SIM) Centro, nesta quinta-feira (03/05), contará com um café da manhã a partir das 8h, quando o prédio será aberto ao público. Serviços como emissão de guias (IPTU, ISS, TAXAS); solicitação de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis); abertura de processos; transferência de titularidade; alteração de endereço e cadastro; certidões; legalização e habite-se; abertura e legalização de empresas; e certidão de informação ou zoneamento, que antes eram realizados no Paço Municipal, agora passarão a se concentrar no SIM. O projeto é uma concepção da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

“Vamos sair de um espaço com 27 lugares para este com capacidade para 52 pessoas sentadas e 21 guichês de atendimento”, afirmou o coordenador de Receita Bruno Lecini. Ao todo, serão 11 balcões para atendimento geral, quatro da Procuradoria, dois para Ouvidoria, um para o Procon e um para o SINE (Sistema Nacional de Emprego).

“A procuradoria, que atende principalmente à requerimentos da dívida ativa para emissão de guias, ganhou mais um guichê e agora contará com um total de quatro. Vale ressaltar que além do guichê de atendimento, o Procon ganhará uma sala com cinco lugares para fazer reuniões de conciliação”, contou Bruno.

Em cerca de dois meses, após o acerto de trâmites administrativos, o espaço também contará com dois balcões do Detran. Outra grande novidade do SIM Centro é a Casa do Empreendedor. “A Casa terá uma linha de trabalho na qual atividades de baixo risco terão seus procedimentos facilitados. O objetivo é facilitar a legalização das empresas, e neste sentido a expectativa é emitir alvarás para atividades assim classificadas em 24h”, destacou.

Com Plantão Fiscal e Atendimento Empresarial, a Casa do Empreendedor também contará com uma melhor estrutura para a Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja), que antes ficava afastada do atendimento.

Informatizado e interligado, o SIM Centro terá um call center unificado, que será responsável pelo contato com os contribuintes referente ao andamento de processos. O antigo sistema de senhas fazia apenas o controle dos atendimentos realizados pela Procuradoria e pelo Atendimento Geral, agora será possível quantificar os serviços prestados por cada órgão.

O Serviços Integrados Municipal fica na Rua Álvares de Castro, nº 2525, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo