Notícias de MaricáPolítica

Vereadores pedem a implantação de bicicletários para Maricá

A mobilidade urbana foi tema de debate durante sessão ordinária ocorrida na Câmara Municipal de Maricá. O vereador Rony Peterson (PR) reforçou a ideia de incentivar mais o uso de bicicletas na cidade, diminuindo assim a utilização de veículos automotores. Segundo o parlamentar, o prefeito, Fabiano Horta, tem interesse em investir em ciclovias e bicicletários.

“Hoje protocolei nesta Casa um projeto de mobilidade urbana e tive a honra de vir de bicicleta até para que possamos sentir as dificuldades de pessoas que usam a bike como ferramenta de trabalho. Ontem tive a sorte de encontrar o prefeito pedalando em Araçatiba”.

Ricardinho Netuno (Patriotas) corroborou com o colega vereador. “Entrei aqui criando o Estatuto da Bicicleta para criar regras e disciplinar. Temos que pedir ao prefeito para colocar bicicletários, principalmente em ponto de vans. Esse é um meio de transporte que faz bem à qualidade de vida das pessoas”.

Os parlamentares falaram também sobre infraestrutura e obras. O vereador Tatai (PTB) agradeceu pela instalação do redutor de velocidade na Rodovia Amaral Peixoto, altura do Spar. “Quero agradecer pelo redutor de velocidade do Spar. Estávamos aguardando ansiosamente. Dá uma tranquilidade maior. O pessoal está bem satisfeito. Ontem recebi mensagem de um amigo preocupado com o redutor por causa dos assaltos. Mas, hoje já vi um carro da polícia parqueado ali”.

Saúde e Prestação de Serviços – O vereador Filippe Poubel (PSL) voltou a denunciar a saúde da cidade. Ele explicou que algumas mães de crianças que esperavam atendimento médico foram mal atendidas no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.

“Às 5h40min meu telefone tocou. Diversas mães reclamando da maneira como estavam sendo tratadas. A falta de estrutura fez com que precisassem fazer um procedimento numa criança às 4 horas no corredor do hospital. As mães chamaram a assistente social e ela foi extremamente grossa”, disse Poubel.

Após sugestões de vereadores para aumentar o número de profissionais, o presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), informou que está aguardando a Secretaria Municipal de Saúde enviar o quantitativo de profissionais a serem contratados em um novo processo seletivo. “Vamos votar o número de médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem. Estamos apenas aguardando a secretária enviar”.

O vereador Marcus Bambam (PV) mais uma vez falou do péssimo serviço oferecido pelos Correios. “ Fiz uma visita ao Procon, um órgão muito importante em nossa cidade

e conversando com a coordenadora eu me posicionei sobre os Correios. Ouço muitas reclamações na rua porque muita gente não tem recebido cartas em suas casas. Quando escutamos que Correios vão diminuir o número de funcionários, isso me preocupa mais ainda. Conversando com a coordenadora, ela me disse que tem uma ação pública já em andamento ”.

Ordem do Dia – Foi votado Projeto de Lei oriundo do Poder Executivo, que dispõe sobre a instituição da Semana Municipal da Juventude no município, a ser comemorado anualmente, integrando-a no calendário oficial do município.

Foram votadas duas emendas do vereador Dr. Richard que dispõem sobre a concessão de títulos de Cidadão Maricaense e Honra ao Mérito. Foi votado Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora que dispõe sobre a concessão do Título de Cidadão Maricaense. Também foi votado Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora que dispõe sobre a concessão do Título de Honra ao Mérito.

Também foi votado PL de autoria dos vereadores Rony Peterson e Ricardinho Netuno, que institui no município, o Programa de Conservação, Uso e Reuso Racional da Água em Edificações, aprovado em primeiro turno.

Também foi votado PL, de autoria do vereador Rony Peterson, que dispõe sobre a proibição e a multa por lixo lançado em vias públicas.

Os parlamentares votaram Projeto de Lei Complementar, de autoria do vereador Rony Peterson, que “revoga o parágrafo único e inclui os parágrafos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º do artigo 3º da Lei Complementar nº 195/2009”, aprovado em primeiro turno. A mudança autoriza a transferência da permissão dos mototaxistas. Cerca de 20 profissionais participaram na sessão e foram muito bem recepcionados pelos parlamentares.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo