Notícias de MaricáSaúde

Proliferação do mosquito Aedes aegypti deixa Maricá em estado de alerta

Maricá está em estado de alerta por conta da proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor de dengue, zika e chikungunya.

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Ministério da Saúde, classificou a cidade de Itaboraí com risco de surto para infestação de dengue, zika e chikungunya. Já os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá estão em estado de alerta, segundo a pesquisa.

De acordo com o Ministério da Saúde, 22% das cidades brasileiras apresentaram o alto índice de infestação. O estudo é realizado através da identificação de pontos onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros predominantes em cada área.

A prevenção não pode ser interrompida, mesmo no período mais frio do ano”, alertou o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto. Segundo o secretário, a continuidade das ações é importante para manter baixos os índices de infestação, justamente para quando chegar a época de maior proliferação. “Assim será possível manter a redução do número de casos” explicou o secretário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo