Embratur e Prefeitura de Maricá discutem promoção do município como destino internacional
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu nessa terça-feira (15) o prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, e o secretário de Cultura e Turismo do município, Antônio Grassi, para pensar a promoção do município como um destino internacional. No encontro, a equipe da Embratur apresentou as ferramentas de inteligência de dados desenvolvidas pela Agência que podem ser usadas na elaboração de estratégias municipais de atração de turistas do exterior.
Para o presidente da Embratur, a cidade tem um importante potencial de se tornar um atrativo de destaque, pois reúne paisagens, praias, cachoeiras e atrações culturais. “Só este ano, o Rio de Janeiro já recebeu mais de 1,1 milhão de turistas estrangeiros. Para se ter uma ideia desses números, em 2023 todo, foram 1,5 milhão de chegadas no estado. Por isso, acredito que Maricá pode ser mais uma alternativa de atração desses turistas”, afirmou. “Então, o mercado latino americano é uma importante oportunidade pra gente olhar aqui em relação ao Rio de Janeiro para além da capital”, completou.
De acordo com o prefeito de Maricá, a cidade tem se preparado em vários segmentos para receber visitantes vindos de outros países. “O investimento que Maricá está fazendo no turismo é muito grande e a gente sabe que é um grande destino, um grande potencial turístico que a gente tem ali no Brasil. Estamos confiantes de que nossa estratégia vai dar certo com base nos resultados do governo Lula e aqui da Embratur em relação ao crescimento do turismo do Brasil, que são espetaculares. Nós queremos pegar um pouco da aba aqui do conhecimento e da tecnologia que a Agência vem desenvolvendo para poder trazer os turistas para a Maricá”, afirmou.
Turismo audiovisual
O secretário de Cultura e Turismo de Maricá, Antônio Grassi, enfatizou que um dos atrativos que estão sendo fortalecidos no município é o audiovisual, tanto com relação à participação dos turistas em eventos, como na divulgação do lugar como cenário para produções. “Estamos lançando a MARÉ (Maricá, arte, roteiros e experiências). Por meio deles, teremos uma série de agendas, como festivais de música, literatura, cinema etc. Estamos preparando muitos atrativos para a nossa cidade e acreditamos que, com a parceria da Embratur, vamos conseguir atrair público de muitos lugares. Além disso, temos um potencial enorme de ser cenário de produções culturais. Também queremos focar nisso”, afirmou.
Nesse sentido, Freixo lembrou que a Embratur já mantém uma parceria com a Netflix para promover os destinos brasileiros como cenário de produções. “No mercado norte-americano, por exemplo, cerca de 44% dos viajantes afirmaram que escolhem os destinos por verem em filmes e séries. Por meio da nossa parceria, a Nefllix criou até um catálogo de produções gravadas em nosso país e vem muito mais por aí”, disse.
Por fim, o presidente colocou a Agência à disposição para auxiliar no estudo dos dados e na elaboração da estratégia de divulgação de Maricá como destino internacional em feiras e eventos.