Notícias de MaricáSegurança

Maricá terá “cerco eletrônico inteligente” com 72 câmeras de vigilância

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, assinou na tarde desta sexta-feira (14/09) um contrato para a implantação de um sistema eletrônico de monitoramento de veículos conhecido como “sistema eletrônico inteligente”. Ao todo, serão instaladas 72 câmeras com reconhecimento ótico de caracteres, capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira que, segundo a pasta, serão estrategicamente colocados em todas as entradas e saídas do município.

Para o prefeito Fabiano Horta é importante que Maricá tenha esse tipo de investimento em tecnologia, principalmente quando o assunto é segurança. “Estamos dando um passo importante para a segurança da cidade, aliando inteligência com tecnologia. Vamos ter um espaço muito ampliado de visão das entradas e saídas do município, o que permitirá ações rápidas da polícia e da nossa segurança”, avaliou o prefeito.

O cerco eletrônico inteligente registrará a foto de todos os veículos que passarem pelas barreiras e as placas serão lidas pelo equipamento, que armazenará a informação na base de dados. Caso haja uma restrição de furto, roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, será disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. O cerco eletrônico irá permitir ainda uma integração com outros municípios, que utilizem o mesmo sistema, além da Policia Militar.

De acordo com Victor Silveira, coordenador de Tecnologia da Informação, os veículos serão visualizados por câmeras sempre que entrarem em uma das áreas. “Os pontos de barreira serão implantados em locais estratégicos e que ligam diferentes pontos da cidade e nossa estimativa é que tenhamos aproximadamente 20 barreiras cercando todo o município”, afirmou Victor. “E, além de identificarmos quem entra e sai da cidade nós vamos poder monitorar os veículos que trafegam entre bairros. O sistema vai nos permitir, por exemplo, dividir a área de Itaipuaçu, então, além de registar quem entrou na cidade também saberemos para que bairro ele se dirigiu”, frisou Victor.

Ainda segundo Victor na próxima semana, durante uma reunião com a equipe da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, responsável pelo monitoramento, será definido o planejamento para o início das operações.

O secretário de Segurança Celso de Almeida Netto contou que a ideia é utilizar um sistema de monitoramento veicular baseado na construção de muralhas medievais, projetadas para serem intransponíveis. “Adaptando o conceito à era tecnológica, as câmeras exercem a mesma função. Cercam digitalmente o perímetro do município de forma que todos os veículos que entram, saem ou cruzam a cidade sejam monitorados e identificados. Tudo com um sistema 100% autônomo”, explicou. “O sistema reconhece placas, identidades variadas dos veículos (adesivos, por exemplo), recebe informações sobre delitos e promove de forma automática ou induzida, vários cruzamentos associativos, apontando veículos utilizados em crimes, veículos clonados, furtados ou roubados”, detalhou Celso Neto.

Esse sistema de monitoramento, segundo Netto, é uma inovação no combate ao crime. “O sistema inteligente aprende com experiências, dados e experiências geográficas cadastradas. Isso permite contextualizar o comportamento e a dinâmica criminal, possibilitando traçar estratégias de defesa como num tabuleiro de xadrez sempre pronto para atacar e defender”, concluiu o secretário.

Projeto municipal de fibra ótica viabilizou o projeto do Cerco Eletrônico Inteligente

Segundo a Coordenadoria de Tecnologia da Informação, a viabilidade da implantação do cerco eletrônico inteligente em Maricá só foi possível devido a implantação do projeto, já em andamento, de fibra ótica do município que tem como objetivo informatizar todos os serviços públicos municipais através de uma rede de 240 quilômetros de cabos de fibra ótica. Ao todo, serão 160 pontos públicos, que incluem, postos de saúde, escolas e os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), entre outros. A meta é também disponibilizar 30 pontos de acesso público à internet por rede wi-fi para a população.

“Hoje já temos implantados 120 km de fibra ótica que estão funcionando em mais de 40 prédios públicos, entre eles, Coordenadoria de Proteção Animal, as secretarias de Conservação, Políticas Inclusivas, Economia Solidária e de Comunicação, Ciência e Tecnologia, o galpão da Secretaria de Transportes, Museu e Biblioteca Municipal, Coordenação Minha Casa Minha Vida, Escola Municipal Carlos Magno, Arena Flamengo, Instituto de Seguridade Social Municipal, Sine, Coordenadoria de Frotas, Hospital Municipal Conde Modesto Leal, Posto de Saúde Central, Terminal Rodoviário de Maricá e CRAS Centro”, citou Victor Silveira.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Que legal!
    Os assaltantes vão ler isso também!
    Assim quando forem assaltar, com um carro roubado, cientes dessa reportagem, vão clonar o veículo para não serem descobertos.
    Político adora aparecer!

Botão Voltar ao topo