ItaipuaçuNotícias de MaricáObras

Maricá: Recanto recebe urbanização e tem trecho do canal dragado

A região do Recanto de Itaipuaçu junto à pedra do Elefante, um dos cartões postais de Maricá, começou a receber uma série de ações de urbanização nesta semana. As intervenções incluem a pavimentação da Avenida do Canal, no trecho mais próximo à praia, e a instalação de mais uma passarela de pedestres sobre o Canal da Costa, que vai ligar a avenida à Rua Luiz Vieira, que fica na outra margem. Além disso, uma equipe trabalha no desassoreamento do curso d´água e na ligação com o mar para facilitar a oxigenação das lagoas.

O secretário de Obras e de Governo, Renato Machado, visitou o local nesta terça-feira (18/09) e afirmou que haverá ainda calçadas com acessibilidade e iluminação em ambas as margens do canal. A ponte de pedestres será no mesmo modelo da que foi montada na Rua 89 e a que está sendo finalizada perto dali, ao lado da paróquia Nossa Senhora Aparecida: haverá guarda-corpos e luminárias próprias nos 25 metros de extensão, além da urbanização do entorno. Sobre a limpeza do canal, o secretário destacou que vai facilitar o acesso dos pescadores.

“Esse é um dos benefícios que queremos promover nesta área, além de escoar melhor a água em possíveis chuvas fortes. Há também o fato de ser uma área muito procurada na estação quente para o lazer de moradores e veranistas. A ideia é manter este espaço sempre limpo e em condições de receber quem chega”, frisou o secretário, que conversou com alguns moradores que chegavam para observar o trabalho das equipes. Um deles, o construtor Antenor Giusti parabenizou pessoalmente o secretário pela intervenção. “Estamos vendo fazerem o que outros governantes jamais fizeram”, celebrou o morador, de 58 anos.

A militar reformada Zelita Saavedra, de 55 anos, também contou que as obras eram muito aguardadas por quem vive ali. “Sempre diziam que isso não iria sair do papel, mas agora está aqui na nossa frente”, atestou. Para o pescador e comerciante Valdir de Almeida, que é dono de um movimentado bar na margem do canal há cerca de 30 anos, o importante é mesmo manter a área limpa. “Essa obra aqui vai ajudar bastante nisso”, acredita ele, que tem 65 anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo