Notícias de Maricá

Assassinato de PM gera discussão na Câmara de Maricá

A Segurança Pública voltou a ser tema de discussão na Câmara Municipal de Maricá após o assassinato de um sargento da Polícia Militar. Anchises Avelino foi morto na comunidade Saco da Lama, no bairro da Amizade, em Maricá. O crime suscitou discussão durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15) e os vereadores pediram mais atenção quanto à segurança pública.

Robgol (PT), vereador do bairro da Amizade, lamentou a morte. Ele pediu para Secretaria de Cultura implantar mais projetos sociais envolvendo os jovens e adolescentes do local para inibir o ingresso na criminalidade.

“Hoje acordei com essa notícia e um sentimento de tristeza. Um policial foi assassinado na área que moro e um jovem também foi morto na quinta-feira. É muito triste para mim. É difícil porque me dedico 24 horas àquela comunidade. Peço que a secretária de Cultura coloque projetos culturais naquela localidade. Agradeço ao secretário de Esporte pelos projetos colocados lá”.

O vereador Ricardinho Netuno (Patriotas) também lamentou a morte do PM. “Meus sentimentos à família. Essa violência está assustadora. Na semana passada um jovem foi morto no MCMV. O policial tem que ter poder de agir. Se não mudar essa política e não investirmos, a situação vai piorar”.

O vereador Chiquinho (PP) pediu mais segurança no Condomínio Minha Casa, Minha Vida, em Inoã. “Peço ao coronel Marcio Guimarães que veja a segurança. Peço que coloque uma cabine ou deixe uma viatura no MCMV. Todo dia tem apreensão de drogas na unidade de Inoã. Isso já está me deixando preocupado demais. Hoje vejo a notícia de um policial militar assassinado em Maricá. Olha o ponto que chegamos. Tenho visto os policiais trabalhando, mas a criminalidade está grande demais. Peço que esta Casa faça uma reunião urgente”.

Falta de energia – A ventania que atingiu Maricá na noite deste sábado deixou muita gente sem energia elétrica. Por isso, o vereador Dr. Richard (PT) cobrou celeridade da companhia a regularização do serviço. “Quero cobrar da Enel, por causa da ventania, que há muitas casas sem luz ainda. Quero cobrar celeridade a esta empresa. Quero avisar que tem muita gente sem energia e com a geladeira desligada”.

Aldair de Linda (PT), pediu que o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Marcinho da Construção, providencie uma nova audiência pública. “Peço que o vereador Marcinho marque logo essa audiência pública com a Enel. Sabemos que em dezembro aumenta a população por causa das férias. Vê se a gente consegue fazer no início desse mês que vai entrar para vermos se teremos alguma melhoria”.

Marcus Bambam (PV) falou sobre a falta de energia. “Até hoje muitas casas em Araçatiba estão sem luz. Eles (Enel) estiveram aqui e disseram que em poucas horas consertavam. Achei isso uma chacota porque a sociedade nunca tem o serviço que eles dizem ter”.

Marcinho da Construção (DEM) pediu a presença dos vereadores nas audiências públicas realizadas na Casa pela Comissão de Defesa do Consumidor.

Educação – O vereador Chiquinho (PP) parabenizou a Prefeitura de Maricá pela aquisição de cinco novos ônibus escolares, além de três vans para o transporte de deficientes.

Dia dos Professores e Dia das Crianças – Os parlamentares parabenizaram os professores pelo Dia do Professor celebrado nesta segunda-feira (15). Rony Peterson parabenizou as diretoras das escolas Caic e do Cônego Batalha. Dr. Richard parabenizou o professor e candidato à presidência, Fernando Haddad; o ex-prefeito, Washington Quaquá e o vice-prefeito de Maricá, Marcos Ribeiro, que são professores formados.

Dr. Felipe Auni, presidente da Comissão de Educação da Câmara, parabenizou o magistério da cidade. Ele ressaltou os avanços que a Educação de Maricá está tendo nos últimos anos. “Nossa Educação é um modelo para nosso país. O tratamento aos professores aqui é diferenciado”.

Os parlamentares parabenizaram também as crianças pelo dia 12 de Outubro. O vereador Dr. Richard deu os parabéns ao presidente da Câmara, Aldair de Linda, pela festa realizada no Caju, ao prefeito pela festa no Centro e à delegada que distribuiu brinquedos em áreas carentes.

O vereador Tatai (PTB) falou da festa realizada no Spar. “Enquanto eu viver vou fazer a festa. É lindo ver o sorriso daquelas crianças. Foi lindo vê-los ganhando bicicletas. Sei que o presidente fez festa também. As pessoas acham que é fácil, mas não é. Fico feliz em participar disso”.

Os comerciantes também foram parabenizados pelo Dia do Comerciário.

Política – O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), falou da consciência política de Maricá. “É muito importante o que está acontecendo em Maricá e na Câmara. Essa consciência do prefeito na composição da eleição. Temos na Casa quatro suplentes e segundo suplente que assumiram esta Casa. Com certeza teremos mais um segundo suplente. É muito importante na composição das chapas quando vamos concorrer à eleição. Porque às vezes o candidato a vereador que nunca foi testado nas urnas fica preocupado em entrar num partido que já existe vereadores que já foram votados. Parabenizo o prefeito Fabiano horta e os vereadores que foram eleitos e cedem espaço para unir o grupo”.

Os vereadores Marcinho da Construção e Rony Peterson também falaram sobre política. Eles pediram mais respeito entre as pessoas principalmente nas redes sociais.

Ordem do Dia – Foi votado projeto de Lei Complementar nº7, de autoria do vereador Rony Peterson (PR), que aditiva os incisos II, IX, e X do parágrafo 8º, artigo 11, caput e inciso I e altera o artigo 17, caput em lei nº 2.302.

Foi votada moção de autoria do vereador Fabrício Bittencourt a Tais Imar Vieira da Silva e a Eliana Maria Ramos. Os vereadores também votaram moções de autoria do vereador Ricardinho Netuno (Patriotas) ao cabo da Polícia Militar, Elias Oliveira de Abreu; ao segundo sargento Ediléo Goulart e ao cabo Welton Simões.

Também foi votada moções de autoria do vereador Marcus Bambam (PV) ao terceiro sargento, Luiz Gustavo Pinheiro; ao terceiro sargento Carlos Roberto de Souza. Também foram votadas moções de autoria do vereador Chiquinho ao cabo da PM, Carlos Alexandre de Souza da Silva; ao soldado Willian da Silva Gomes e ao cabo Victor Hugo Gomes.

Foram votadas moções de autoria do vereador Filippe Poubel (PSL) ao terceiro sargento da PM, Vagner Dias e ao cabo Paulo Sérgio Menezes Cunha. Os diretores do Jornal O Maricá, Robgol e Simone Giorno receberam moção de congratulações das mãos do vereador Chiquinho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo