Notícias de Maricá

Novo Riocard poderá ser usado como cartão de débito

O cartão Riocard, atualmente usado no transporte público, servirá também de cartão de débito pré-pago. Além do metrô, trens, barcas e ônibus, a novidade será aceita nos táxis. Segundo Daniel Waldeck, gerente da Riocard, o Riocard Mais entrará em vigor em 2019, em data ainda a ser definida pela Prefeitura do Rio.

Serviço semelhante já foi utilizado no Rock In Rio e nas Olimpíadas de 2016. Agora, o Riocard Mais poderá ser usado em qualquer estabelecimento comercial que aceite a bandeira Visa, que estampará o cartão. Além de compras pela internet e em lojas físicas, o cartão poderá ser utilizado em supermercados, lojas de vestuário e farmácias.

Mesmo quem tem o nome sujo poderá ter acesso ao serviço. O cadastro e a recarga deverão ser feitos em um aplicativo que ainda será lançado, e não exigirá consulta ao SPC e Serasa porque o usuário só gastará o que for previamente carregado no cartão. O Novo RioCard é uma parceria entre a operadora de cartões e a Prefeitura do Rio.

— O que nos motivou com relação a esse cartão foi a questão da segurança. Tem muita gente que é assaltada no ponto de ônibus. Agora (com a possibilidade de levar o dinheiro no RioCard), se o cidadão for roubado é só ligar e cancelar o cartão. Aquela pessoa que não tem cartão de débito agora vai poder ter cartão Visa — disse o prefeito Marcelo Crivella, que lançou o o Ricard Mais no Palácio da Cidade, onde o chefe do executivo carioca estava acompanhado de representantes do setor de transportes.

A recarga para a funcionalidade de transporte continua sendo possível no site Recarga Fácil, nas lojas RioCard, em máquinas de recarga e em pontos conveniados. Gerente de novos negócios da RioCard, Daniel Werneck disse que mais informações devem ser divulgadas em breve.

Matéria: Madson Gama / Jornal Extra

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo