Confirmada a presença da bactéria causadora da peste bubônica em São Gonçalo
Uma mulher, de 57 anos, internada no Hospital Luiz Palmier, em São Gonçalo, foi diagnosticada com a presença da bactéria Yersinia pestis, causadora da peste bubônica.
A mulher está no isolamento para evitar disseminação do problema. A Prefeitura de São Gonçalo esclarece que não há risco de surto da doença. A suspeita da doença surgiu após a realização de um exame de microbiologia feito na unidade hospitalar.
A mulher deu entrada no Pronto Socorro Central no último dia 22 de dezembro, com insuficiência cardíaca e foi encaminhada para internação no hospital, onde foi realizado o procedimento padrão de coleta de amostras oral, nasal, anal e da pele por ela estar com uma ferida na perna. Também foi coletado sangue.
Os exames serão reavaliados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que pode definir o diagnóstico da mulher. A paciente está sendo tratada com antibióticos. Também foi realizada uma coleta de sangue. O resultado está previsto para sair no próximo fim de semana
A peste bubônica é uma doença causada por uma bactéria, conhecida como Yersinea pestis. Ela é transmitida pela picada da pulga. A pulga infecta roedores, que nos transmite a doença.