Notícias de Maricá

Maricá: Recifes Artificiais deverão ser instalados nas praias

Projeto deverá ser iniciado neste ano e poderá colocar Maricá na rota mundial do surf

O projeto dos recifes artificiais se iniciou em 2013, no governo do então prefeito Washington Quaquá (PT), mas deverá ficar para seu sucessor, o atual prefeito Fabiano Horta (PT), dar início à implantação do projeto que poderá colocar a cidade na rota mundial do surfe.

No início deste ano, uma dotação orçamentária para a Autarquia Serviços de Obras de Maricá (SOMAR), prevê o investimento de R$19 milhões para a construção dos Recifes Artificiais, que deverão ser instalados em pontos estratégicos com o objetivo de fomentar não somente ao esporte, mas ao turismo. Maricá é conhecida por suas praias oceânicas, totalizando mais de 40 km de litoral, mas que em grande parte possui ondas que quebram quase na areia e apresenta um nível mais alto de risco a banhistas do que praias das cidades vizinhas, como Niterói e Saquarema.

O projeto já chegou ao conhecimento de grandes nomes do surf, como Adriano de Souza (Mineirinho) e Phil Rajzman, que se animou com a possibilidade das ondas tubulares nos dois sentidos (esquerda e direita).

arrecifes artificiais marica
Clique para ampliar

O projeto foi desenvolvido pela Aram (Arrecifes Artificiais Móveis). Nascida em 2005, a companhia faz parte da incubadora de empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Segundo Maurício Carvalho de Andrade, diretor da Aram, o recife artificial impulsionará o turismo marítimo no Estado do Rio de Janeiro, ao incentivar a prática do surfe e melhorar as condições de balneabilidade. Em Maricá, as estruturas ficarão a 60 metros da praia, com expectativa de gerar ondas perfeitas para surfe durante todo o ano.

Os detalhes do projeto e a localização exata de todos os recifes artificiais ainda serão divulgadas pela Prefeitura de Maricá, que já destinou a verba para implementar o projeto em 2019.

ressaca marica
Recifes artificiais poderão reduzir efeitos das ressacas no litoral de Maricá. (foto: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Onde estão os estudos de impactos ambientais e o relatório de impactos ambientais que devem ter consulta pública e dada a liberação ao acesso público?
    Onde estão as autorizações do IBAMA?????
    Jogada política ou atender o interesse de alguns empresários e políticos que serão beneficiados??????

  2. Cade a agua de Itaipuaçu???? So.colocaram até a rua 36, as demais estão esqueidas. Colocando asfalto sem fazer as instalaçoea da rede de água.

  3. E quanto a segurança pública no Município de Maricá? A cidade está entregue a bandidos, todos os dias temos assaltos em ônibus e Itaipuaçu que sempre fora tranquila, agora tem muitas invasões e assaltos em casas e até sequestro. O PT tem que parar que fazer projetos idiotas para trazer mais pessoas, quando ainda não são capazes de cuidar dos moradores atuais.

  4. Coutinho
    Se acontecer mesmo, será bom tb para os banhistas maricaenses que poderão tomar banho de mar o ano inteiro…Atualmente precisamos esperar o fenômeno LAGOMAR, o que acontece poucas vezes ao ano.

Botão Voltar ao topo