sexta-feira, 18 setembro, 2020
22.5 C
Maricá

Maricá: Recifes Artificiais deverão ser instalados nas praias

Projeto deverá ser iniciado neste ano e poderá colocar Maricá na rota mundial do surf

O projeto dos recifes artificiais se iniciou em 2013, no governo do então prefeito Washington Quaquá (PT), mas deverá ficar para seu sucessor, o atual prefeito Fabiano Horta (PT), dar início à implantação do projeto que poderá colocar a cidade na rota mundial do surfe.

No início deste ano, uma dotação orçamentária para a Autarquia Serviços de Obras de Maricá (SOMAR), prevê o investimento de R$19 milhões para a construção dos Recifes Artificiais, que deverão ser instalados em pontos estratégicos com o objetivo de fomentar não somente ao esporte, mas ao turismo. Maricá é conhecida por suas praias oceânicas, totalizando mais de 40 km de litoral, mas que em grande parte possui ondas que quebram quase na areia e apresenta um nível mais alto de risco a banhistas do que praias das cidades vizinhas, como Niterói e Saquarema.

O projeto já chegou ao conhecimento de grandes nomes do surf, como Adriano de Souza (Mineirinho) e Phil Rajzman, que se animou com a possibilidade das ondas tubulares nos dois sentidos (esquerda e direita).

Clique para ampliar

O projeto foi desenvolvido pela Aram (Arrecifes Artificiais Móveis). Nascida em 2005, a companhia faz parte da incubadora de empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Segundo Maurício Carvalho de Andrade, diretor da Aram, o recife artificial impulsionará o turismo marítimo no Estado do Rio de Janeiro, ao incentivar a prática do surfe e melhorar as condições de balneabilidade. Em Maricá, as estruturas ficarão a 60 metros da praia, com expectativa de gerar ondas perfeitas para surfe durante todo o ano.

Os detalhes do projeto e a localização exata de todos os recifes artificiais ainda serão divulgadas pela Prefeitura de Maricá, que já destinou a verba para implementar o projeto em 2019.

Recifes artificiais poderão reduzir efeitos das ressacas no litoral de Maricá. (foto: João Henrique / Maricá Info)
79,142FansLike
27,269FollowersFollow
2,752FollowersFollow
1,550SubscribersSubscribe