Início Notícias de Maricá Maricá: Aumenta o número de roubo à estabelecimentos comerciais em 2018

Maricá: Aumenta o número de roubo à estabelecimentos comerciais em 2018

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou no fim de semana, dados referentes aos registros de ocorrências no estado do Rio de Janeiro, em 2018. De acordo com o levantamento, em Maricá, o indicador que apresentou a maior alta foi o roubo a estabelecimento comercial, passando de 40 casos em 2017 para 59 no ano passado, uma elevação de 47,5%. Entre os crimes que apresentaram queda estão roubo a transeuntes e veículos, respectivamente -5,5% e -28,9%.

De acordo com Paulo Santos, presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), esse assunto (roubos a estabelecimento comercial) foi tratado na última semana em uma reunião do CONDECO (Conselho de Desenvolvimento).

“A CDL que fez a colocação da necessidade de entendimento e ações referentes ao crescente aumento da violência seja no comércio, ruas e residências em geral. Fiz na oportunidade um apontamento especial para a região de Itaipuaçu. Conversei com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, Igor Sardinha, que ficou de acionar o chefe da Segurança Pública da cidade para que possamos entender melhor pela visão dele e na sequência abrir mais a discussão com outras autoridades ligadas ao tema”, informou Paulo.

Entre todos indicadores analisados pela equipe de reportagem do Errejota Notícias, há outros registros de alta. São os casos da letalidade violenta (homicídio doloso, morte por intervenção de agente do Estado, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte) onde o aumento foi na proporção de 22,8% (57 registros em 2017 e 70 em 2018) e roubos a celulares com elevação de 16,7% (108 casos em 2017 e 126 no ano passado).

Seguindo na batida dos aumentos aliado com o crescimento econômico da cidade, houve um aumento das ocorrências de apreensão de drogas, de adolescentes e prisões em flagrantes, respectivamente 56,7%, 27,3% e 46,8%.

Já entre os indicadores que apresentaram baixa, como mencionados acima, estão roubo a transeuntes e roubos a veículos. O primeiro saiu de 603 registros em 2017 para 570 no ano passado. Já o segundo passou de 277 para 197. Outro indicador que também apresentou baixa foi o furto de veículo com queda de 26%, passando de 192 casos em 2017 para 142 em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui