Canal da Barra de Maricá renova água das lagoas após cinco dias aberto
Após cinco dias com o canal aberto e intenso trabalho da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), a prefeitura conseguiu que as águas das lagoas de Maricá fossem renovadas devido à ligação delas com o mar através do Canal da Barra.
Aberto na madrugada do domingo (3), o canal recebeu mais de 15 milhões de litros de água desde que foram abertos e as lagoas registraram um aumento no nível de água. Pescadores também comentaram que houve uma melhoria na quantidade de peixes na região.
Na quarta-feira (06/02), o volume de água que entrava no sistema lagunar aumentou em razão da subida do nível do mar, o que poderá acelerar a oxigenação das lagoas nos próximos dias. Desde o dia 31 de janeiro, homens e máquinas da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) retiram areia do leito do canal para facilitar a entrada da água. Segundo os moradores de bairros no entorno das lagoas, já é possível notar uma melhora na altura da lâmina d’água.
“Antes dessa obra, nosso trecho de lagoa no Caju estava insuportável, com maré baixa e cheiro ruim, dava para ver o fundo sem água. Hoje a situação já está bem diferente, já tem mais água”, atestou o militar reformado Anarolino José Nazareth, de 62 anos, que mora no bairro da Trindade, em São Gonçalo, e foi visitar o canal acompanhado da esposa Lucilene dos Santos Nazareth, de 58 anos, e da neta Alícia, de 8 anos. “Precisava fazer isso, a lagoa já está melhor”, endossou Lucilene.
O trabalho feito temporariamente poderá ser realizado sempre que necessário e foi feito desta vez devido à falta de chuvas durante o mês de janeiro, o que poderia ocasionar uma mortandade de peixes devido à alta temperatura da água e baixa oxigenação.