Notícias de Maricá

Abertura do canal da Barra alcança meta e eleva o nível das lagoas

Dando sequência ao trabalho de oxigenação do sistema lagunar, a equipe da autarquia municipal Serviços de Obras de Maricá (Somar), voltou nesta quarta-feira (14/02) à Barra para a reabertura do canal. O trabalho teve que ficar paralisado por dois dias em função da previsão de temporal sobre o Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o presidente da autarquia, Renato Machado, a quantidade de água que tem entrado no canal desde o dia 31 de janeiro, quando iniciou o processo de abertura, já traz resultados positivos para as lagoas.

“A ideia é que fiquemos até domingo porque já chegamos a um nível satisfatório de elevação. Tínhamos uma meta que era subir 15 cm e já conseguimos alcançá-la”, disse. Ainda segundo Renato, as lagoas nas quais visitou como Bambuí, Araçatiba, Jacaroá, Ponte Preta e São José do Imbassái, já começam a se recuperar. “Como pescador que sou, tenho certeza que daqui a cerca de três ou quatro meses vamos ter um ano diferenciado com peixes nessas lagoas”, declarou.

Por ser um evento histórico na cidade, o trabalho tem atraído muitos moradores e visitantes. “Está entrando bastante água e o trabalho está legal. Vejo algumas imagens na internet de que entrou muito peixe”, disse o corretor Alexandre Rodrigues, de 42 anos, que mora em Ponta Grossa.

Ao seu lado, o comerciário Sérgio Pereira, de 53 anos, ficou encantando com o que presenciava. “Está bem bacana o trabalho. Estou conhecendo hoje Maricá e pretendo vir mais vezes curtir o final de semana”, afirmou. “Tenho achado a estrutura da cidade muito boa”, completou o morador de Jacarepaguá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo