EducaçãoNotícias de Maricá

Técnicas de games invadem as escolas da rede municipal de Maricá

Em franca expansão, as técnicas dos games invadem as escolas da rede municipal da cidade de Maricá! A Secretaria Municipal de Educação de Maricá, e a Codemar SA fecharam uma parceria com a For Games para formar 150 professores, em gamificação. Inicialmente, o diretor da For Games Victor Prado vai realizar quatro oficinas práticas, com quatro horas cada, de como implementar a gamificação na sala de aula. Assim os professores vão aprender a criar dinâmicas e desafios diferenciados para os alunos utilizando metodologias pedagógicas gamificadas. Esse método é uma nova maneira de individualizar a aprendizagem e fortalecer a interação e engajamento entre os alunos.

Segundo Victor Prado, os professores vão começar aprendendo um pouco mais sobre o universo dos games. Desmistificar alguns preconceitos, perceber o que os seus alunos mais gostam e depois aprender a diferença entre desenvolvedor de games e gamificador (professores). “É a primeira vez que uma Secretaria de Educação abraça gamificação como metodologia de ensino e estabelece uma postura moderna em relação aos games e o seu uso como ferramenta educacional. Creio que isso faça parte de um plano maior, com a cidade olhando games como a porta de entrada para as profissões tecnológicas”, declara Victor.

O objetivo das oficinas é mostrar que a gamificação é uma técnica que pode ser utilizada de forma analógica ou digital para transmitir o conteúdo.

A nova técnica é uma forma de transmitir o conhecimento e fortalecer a interação e engajamento entre os alunos. O grande diferencial da gamificação da experiência da sala de aula é avaliar o aluno pelo seu esforço e estimular as competências socioemocionais.

De acordo com o Superintendente do Parque Tecnológico de Maricá – Codemar S A parceiro da Secretaria Municipal de Educação, Tiago de Paula, o parque tem a meta de criar políticas de desenvolvimento para estabelecer um ambiente de inovação para a cidade. Com o projeto de educação por meio da gamificação queremos revolucionar o ensino. A nossa proposta é inserir toda uma rede escolar no século 21, tornando o aprendizado dinâmico para uma juventude que tem outro processo de aprendizado. Além disso, apostamos também na melhora do relacionamento entre professores e alunos, informa Tiago.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo