Técnicas de games invadem as escolas da rede municipal de Maricá
Em franca expansão, as técnicas dos games invadem as escolas da rede municipal da cidade de Maricá! A Secretaria Municipal de Educação de Maricá, e a Codemar SA fecharam uma parceria com a For Games para formar 150 professores, em gamificação. Inicialmente, o diretor da For Games Victor Prado vai realizar quatro oficinas práticas, com quatro horas cada, de como implementar a gamificação na sala de aula. Assim os professores vão aprender a criar dinâmicas e desafios diferenciados para os alunos utilizando metodologias pedagógicas gamificadas. Esse método é uma nova maneira de individualizar a aprendizagem e fortalecer a interação e engajamento entre os alunos.
Segundo Victor Prado, os professores vão começar aprendendo um pouco mais sobre o universo dos games. Desmistificar alguns preconceitos, perceber o que os seus alunos mais gostam e depois aprender a diferença entre desenvolvedor de games e gamificador (professores). “É a primeira vez que uma Secretaria de Educação abraça gamificação como metodologia de ensino e estabelece uma postura moderna em relação aos games e o seu uso como ferramenta educacional. Creio que isso faça parte de um plano maior, com a cidade olhando games como a porta de entrada para as profissões tecnológicas”, declara Victor.
O objetivo das oficinas é mostrar que a gamificação é uma técnica que pode ser utilizada de forma analógica ou digital para transmitir o conteúdo.
A nova técnica é uma forma de transmitir o conhecimento e fortalecer a interação e engajamento entre os alunos. O grande diferencial da gamificação da experiência da sala de aula é avaliar o aluno pelo seu esforço e estimular as competências socioemocionais.
De acordo com o Superintendente do Parque Tecnológico de Maricá – Codemar S A parceiro da Secretaria Municipal de Educação, Tiago de Paula, o parque tem a meta de criar políticas de desenvolvimento para estabelecer um ambiente de inovação para a cidade. Com o projeto de educação por meio da gamificação queremos revolucionar o ensino. A nossa proposta é inserir toda uma rede escolar no século 21, tornando o aprendizado dinâmico para uma juventude que tem outro processo de aprendizado. Além disso, apostamos também na melhora do relacionamento entre professores e alunos, informa Tiago.