Notícias de Maricá

Serviço gratuito de mensagens da Defesa Civil alerta população sobre desastres

Mais de 1 milhão de cadastros já foram feitos em todo o estado

O serviço de envio de mensagens da Defesa Civil Estadual já conta com mais de 1 milhão e 60 mil cadastros. Com o intuito de alertar a população para situações de risco, como previsão de chuva forte, inundações e possibilidade de deslizamentos, os alertas somam, aproximadamente, 270 envios por mês.

O Rio de Janeiro é o estado pioneiro no envio de mensagens para celular com alertas e recomendações da Defesa Civil. A ferramenta amplia o alcance dos avisos, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis a fim de evitar tragédias. A Defesa Civil do Estado monitora as condições climáticas e faz o alerta às cidades. Os gestores municipais disparam as mensagens para os celulares cadastrados na localidade em risco. O serviço ganhou, recentemente, espaço em uma plataforma gratuita disponibilizada pela Defesa Civil Nacional.

Para cadastramento, é preciso enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área de interesse. O serviço é gratuito.

Capital ainda em estágio de crise

Segundo o Centro de Operações Rio, a cidade do Rio de Janeiro segue em estágio de crise. O Corpo de Bombeiros permanece mobilizado no atendimento à população e continuará até o retorno ao estágio de normalidade. A Secretaria de Estado de Defesa Civil está em alerta e segue monitorando as condições meteorológicas e apoiando as ações municipais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo