Início Notícias de Maricá Maricá recebe ação de vistoria do Detran

Maricá recebe ação de vistoria do Detran

O Detran iniciou a ação de fiscalização nas ruas de Maricá nesta terça-feira (30), com o apoio da Polícia Militar. Intitulada de Operação Detran Seguro, os agentes irão vistoriar sete itens nos veículos. A ação será realizada periodicamente em pontos de grande circulação de veículos na cidade. Os pontos não serão previamente divulgados.

Confira abaixo os itens que devem ser verificados pelos motoristas
Pneus: É necessário verificar o estado geral e a fixação das rodas.

As calotas e os diâmetros devem ser iguais nos dois eixos. Deve-se ainda verificar se há pneus diferentes no mesmo eixo, se algum deles tem saliências externas ou profundidade inferior a 1.6 mm, se o estado de conservação dos flancos e das bandas são deficientes ou têm desgaste desigual, e se a adequação ao uso está de acordo com a designação do fabricante do veiculo.

Lataria: Não pode ter corrosão acentuada ou de caráter perfuro cortante. No caso dos para-choques, não podem estar excessivamente deformados ou com saliências cortantes.

Vidros e película: Deve-se verificar a conservação, a visibilidade e o funcionamento do sistema de acionamento. Os vidros não podem ter fissuras. No caso de uso de películas, as mesmas precisam estar de acordo com a legislação.

Placas: O dispositivo não pode estar danificado, violado ou falsificado. O mesmo é válido para as placas que sem lacre e/ou selo.

Faróis e setas: Lanternas, faróis baixo e alto, luzes de freio, de ré e de placa, setas indicadoras de direção e alertas não podem estar quebrados ou com as lâmpadas queimadas.

Caso seja identificada alguma irregularidade, e se a falha puder ser resolvida no momento da fiscalização, o veículo será liberado tão logo o problema seja sanado. Se não puder ser resolvido, o veículo não será apreendido caso tenha segurança para circular. Nessa situação, o certificado de licenciamento anual (CRLV) será recolhido e o proprietário terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran com o veículo regularizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui