Notícias de MaricáPolítica

Maricá: Câmara poderá ter CPI contra a Enel

Foi anunciada a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prestação de serviços da concessionária Enel no município de Maricá. O anúncio foi feito durante sessão ordinária ocorrida nesta quarta-feira (5). Após muito estudo, os vereadores identificaram a possibilidade da criação do grupo que verificará a qualidade dos serviços da empresa. Eventualmente os parlamentares discutem as recorrentes quedas e faltas de energia elétrica, preços altos nas contas e atendimento deficitário na loja da Enel na cidade.

“Não pude ir, ontem, a uma audiência da Comissão de Defesa do Consumidor em Brasília porque estava trabalhando nos últimos passos para a implantação da nossa CPI. É com muito prazer que quero apresentar ao povo de Maricá o requerimento de instalação da CPI em face da Enel. Hoje, será protocolado. Já colhemos muitas assinaturas”, explicou Cemar. O vereador aproveitou para convidar a todos para a audiência pública que discutirá os serviços da Enel que ocorrerá no dia 10 de junho às 17 horas no Cinema Henfil.

Meio Ambiente e Porto de Jaconé – O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), anunciou que o governador do Estado, Wilson Witzel, pediu celeridade no processo de liberação da licença para a construção do Porto de Jaconé. “Quero deixar um recado em agradecimento porque tive a notícia de que o governador do Estado pediu para que desse prosseguimento à licença liberando o Porto de Jaconé. Queremos agradecer ao governador. Estamos desde 2010 nessa luta para geração de emprego para o município e o governador pediu celeridade nesse processo”.

O vereador Dr. Richard (PT) anunciou que equipes da Somar foram até a Holanda em busca de novas tecnologias para criar mecanismo de fornecimento de água para Maricá. “Foram buscar conhecimento sobre a usina de dessalinização da água. A barragem da Cedar não irá sair mais por conta de reivindicações de moradores de Rio Bonito e Tanguá”.

UPA volta a ter repasse do Governo do Estado – O vereador Dr. Felipe Auni (PSD) informou que o Governo do Estado voltou a fazer os repasses para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã. O vereador ainda falou sobre a inauguração do Centro de Regulação da Secretaria de Saúde que ocorreu na tarde desta terça-feira.

O vereador Ricardinho Netuno (Patriotas) pediu informações a respeito da abertura do Canal de Itaipuaçu. “Temos que fazer um debate mais elevado porque têm várias consequências. Fiz um requerimento solicitando estudo técnico. Estudo sobre essa obra porque tirar a pedra e colocar em outro pode influenciar no abastecimento de água. Muitos moradores dependem da água de poço. Não sou contra a obra, quero que seja uma obra bem feita”.

Felipe Auni informou que fará um requerimento solicitando que a autarquia de pesquisas de Maricá faça um estudo sobre a área. O vereador Chiquinho (PP) pediu esclarecimentos sobre a compra do material escolar dos estudantes da rede municipal. “Já compraram os materiais? Já fizeram licitação? Como está o andamento disso?”.

Votações do Dia – Foi votado parecer da Comissão de Justiça e Redação Final pela admissibilidade com emenda ao projeto de Lei nº 40/2017 de autoria do vereador Ismael Breve, que institui o programa de vacinação domiciliar de idosos. Também foi votado parecer da Comissão de Justiça e Redação Final pela admissibilidade com emenda ao Projeto de Lei nº 42/2017 de autoria do vereador Ismael Breve, que dispõe sobre a implantação de medidas de informação à gestante e parturiente sobre a política nacional de atenção obstétrica e neonatal, visando a proteção destas contra a violência obstétrica no município.

Também foram votadas moções de autoria do vereador Marcus Bambam, à equipe de obras da Autarquia Somar: Fernando do Nascimento, Carlos Eduardo Souza, Bernardo Santos, José Carlos Fidelis, Manoel David Silva, Ecio Rangel, Ronaldo Pereira, Alex Sana, Luiz Roberto Terra, Elton Sergio Souza e. Wesley de Almeida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo