Notícias de Maricá

Maricá: Travessia Silvado-Espraiado é destino do Circuito Ecológico deste domingo

Já estão abertas as inscrições para o Circuito Ecológico deste domingo (21/07). Em comemoração ao “Um dia no parque”-evento nacional organizado pela Coalizão Pró Unidades de Conservação – os participantes farão a travessia Silvado-Espraiado e haverá, além da caminhada, a coleta de resíduos em todos o percurso através do Projeto “EcoAtitude”, que contribui para a manutenção do local.

Com caminhada pesada, o percurso tem cerca de 9 quilômetros e será feito em cinco horas, contando a caminhada de subida, almoço e a descida, chegando ao final, no Espraiado.

Partindo do Silvado, o grupo irá subir a Serra da Chuva, que tem cerca de 580 metros de altitude e que faz a divisa entre Silvado e Espraiado. No passeio, os visitantes passam por vários córregos, cachoeiras e construções de mais de um século de existência. No caminho irão passar, também, pelo Refúgio de Vida Silvestre, uma Área de Proteção Integral, onde poderão ser observados animais da fauna da Mata Atlântica.

Após a primeira etapa do percurso, os participantes param para o almoço, que pode ser encontrado em estabelecimento no local por cerca de R$ 15 e é opcional. Após o descanso, o grupo vai iniciar a descida até o Espraiado, onde estará disponível um ônibus para voltar ao local de início.

É importante levar repelente (no local há alto índice de mosquitos), no mínimo 2 litros d’água, protetor solar, lanche leve e roupas apropriadas como calça comprida, blusa de manga comprida, roupa de banho, calçado de caminhada e muda de roupa extra.

As inscrições podem ser feitas na sede das unidades de Conservação da Secretaria de Cidade Sustentável, na Rua Thomas Colaço, s/nº Espraiado ou pelo telefone 2648-6752.

O ponto de encontro será às 7h30, na Rodoviária de Maricá (o transporte até o ponto inicial da caminhada não está incluído no circuito).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo