Início Notícias de Maricá Maricá: Festival do aipim no Espraiado de Portas Abertas

Maricá: Festival do aipim no Espraiado de Portas Abertas

(Foto: Katito Carvalho)

A edição de outubro do projeto Espraiado de Portas Abertas, iniciativa da Secretaria de Turismo e da Associação de Moradores e Amigos do Espraiado (AMA), une comida boa e música de qualidade num cenário que destaca o bairro rural mais charmoso da cidade.

Desta vez, quem participar do evento, no dia 06/10, entre 9h e 17h, vai saborear receitas feitas com o aipim, como elemento principal. São muitas opções, para todos os gostos, com o aipim acompanhando a costela de boi, galinha, com carne seca e carne de porco. A lista com as opções de restaurantes, bares e sítios participantes está relacionada abaixo.

Além da comida, o Espraiado também oferece outras atrações. É possível, por exemplo, visitar a capela de São Jorge, construída há mais de 50 anos, já que o local fica aberto até 17h. Outra atração é o EcoMuseu Bertha Lutz, que funciona dentro da sede das Unidades de Conservação Municipais vinculada à Secretaria de Cidade Sustentável.

Quem passar pela Fazenda Ibiaci, que é municipal, vai encontrar representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca distribuindo mudas de árvores frutíferas e um delicioso chá de capim limão. No local, também haverá agrônomos para consultorias.

Durante o passeio, quem quiser adquirir peças de artesanato feitas em crochê, patchwork, feltro e quadros em patchwork embutido, pode ir na Feirarte, feira promovida pela Secretaria de Turismo com artesãos da cidade, que estará instalada no Largo de Santo Antônio.

No Clube de Modelismo M3, o público poderá também participar de uma pequena oficina de aeromodelismo ou aproveitar o simulador de voo para aeromodelos. Já para quem gosta de passeios a cavalo, o sítio Horse Center oferece uma pista com instrutor para acompanhar.

Entre as opções musicais disponíveis em vários locais das 13h às 16h estão Sidney Santos; Ricardo Pop, Marianna Cunha; Lucas Cruz e Hannah Braga; Célio Renato; Jô Borges e Aldo Correa; a dupla Leandra Robledo e Raul Brito; Thiago Dantas; Mayara Coboski e Edy Baiano.