Notícias de MaricáSegurança

Maricá poderá receber programa ‘Segurança Presente’

Com a criminalidade em crescente, Maricá deverá receber o programa ‘Segurança Presente’ e ampliar o número de policiais nas ruas. O programa é realizado tanto em Niterói, quanto na capital, auxiliando no policiamento. Maricá poderia ter um aumento considerável no efetivo e contar com mais policiais nas ruas, tendo além dos PMs do 12º BPM, os do PROEIS e do programa ‘Segurança Presente’.

O objetivo é evitar situações de conflitos e reduzir a criminalidade. A determinação é do projeto de lei 48/19, do deputado Rosenverg Reis (MDB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quarta-feira (18/09), em primeira discussão.

“Vivemos diariamente com olhar desconfiado, entrando em lojas para atender o telefone, evitando alguns lugares a noite, ou então até mesmo o simples ato de se sentar no banco de uma praça. Hábitos que se tornaram preocupantes no nosso dia a dia, tendo em vista a ausência de segurança nas ruas”, afirmou Rosenverg.

O programa

O Segurança Presente foi lançado em dezembro de 2015 no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo. Entre 2015 e 2019, ocorreram mais de 13 mil prisões em flagrante, sendo 1.089 referentes a furtos, quase seis mil por posse e uso de drogas e cerca de mil por roubos. Atualmente, o programa já foi expandido para outros bairros, como o Centro, a Lapa e Laranjeiras. O Governo do Estado também já anunciou a ampliação do programa, até o final deste ano, para outras localidades, como os bairros de Bangu e Vila Isabel, na capital fluminense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo