Início Notícias de Maricá Maricá: Orla de Araçatiba recebe mostra de carros clássicos

Maricá: Orla de Araçatiba recebe mostra de carros clássicos

(Foto: Fernando Silva)

Os clubes Sobre Rodas (Maricá) e Antigos de Itaipu (Niterói) se uniram e realizam no dia 20/10, na Orla de Araçatiba, a partir das 9h30, a 4ª Exposição de Carros Antigos de Maricá. O evento, gratuito, tem o apoio da Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Turismo.

“Para nós do Sobre Rodas é um grande prazer dividir o evento de Araçatiba com os nossos amigos do Antigos de Itaipu. Uma turma super animada. Já vamos, se eu não me engano, para o quarto evento juntos e só temos alegria”, declarou o presidente do clube, Rodrigo Cascais.

Na exposição estarão exemplares de clássicos brasileiros como VW Variant, Chevrolet Opala, Fusca e Ford Landau, ou importados como o Ford 1929 (o carro que inaugurou o conceito de produção em série nas fábricas), Chevrolet Malibu e Willys Overland 1969.

Estará em exposição modelos especiais também, como um raro exemplar do Gurgel QT, modelo de buggy em fibra lançado no fim dos anos 60 e que seria o precursor do Xavante, mistura de buggy e jipe que mais tarde consagraria a fábrica e o projetista, João Conrado do Amaral Gurgel, como o maior construtor de carros 100% nacionais no país.

O sistema de tração seletiva (Seletraction) que alguns QTs tinham e depois colocado em série no Xavante garantiu um lugar de destaque para o jipe em uso fora de estrada.

Outro modelo que vale a visita é o VW especialmente preparado pela concessionária paulista Dacon, um esportivo que supriu a necessidade dos motoristas órfãos na época que em que a importação de carros novos era proibida no país. Exemplares de ‘muscle cars’ vendidos no país nos anos 70, como o Ford Maverick e o Dodge Charger, igualmente estarão expostos.

Outros carros históricos são esperados pelos organizadores, que já confirmaram a participação de outros clubes de Niterói e do Rio de Janeiro e presença dos ‘Rat Rods’, veículos antigos normalmente enferrujados e montados de acordo com a criatividade de seus proprietários e equipados com motores mais potentes que os originais.

Assim como nas outras edições, quem passar pelo local vai poder conhecer os mercados de miniaturas e de memorabilia do antigomobilismo, com venda de acessórios enquanto curte o som mecânico.

Também será possível adquirir peças de carros antigos por preços acessíveis e participar de um concurso, pois às 14h, os carros destaque serão premiados.

Diretor cultural, Walfredo Gustavo explicou que o clube Antigos de Itaipu é uma instituição de pesquisa que trabalha junto a colecionadores particulares. Por essa questão, para eles é muito importante participar de exposições em locais públicos tendo contato com o público em geral, trocando informações e interagindo.

“São pouquíssimos os veículos rodoviários que estão em museus tanto públicos quanto particulares no Brasil. Não temos nenhum grande museu do automóvel aberto ao público. Eventos como esse, dão a chance do público ter acesso a muitas raridades. De Niterói estamos levando alguns carros raros também e outros menos raros. Além de aprender e passar um pouco do nosso conhecimento, aproveitamos para passar um dia super agradável num lugar bonito”, esclareceu Walfredo, que mora em Niterói, mas é apaixonado por Maricá.

Quem quiser colocar sua raridade na exposição, deve chegar mais cedo, às 9h. No ato da inscrição, cada participante fará a entrega de três kilos de alimentos não perecíveis que, posteriormente, serão doados a instituições filantrópicas.